Portal da Cidade Vassouras

AMAN

Senado aprova indicação de general formado na Aman para embaixada em Israel

Foram 40 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção ao nome de Gerson Menandro Garcia de Freitas.

Publicado em 22/09/2020 às 22:00

General Gerson Menandro Garcia de Freitas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou a indicação do general Gerson Menandro Garcia de Freitas para exercer o cargo de embaixador do Brasil em Israel.

Durante a sessão realizada na terça-feira (22), foram 40 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção. A matéria segue agora para apreciação do presidente Jair Bolsonaro.

Menandro nasceu em Resende, no Sul do Rio e Janeiro, tem 65 anos e se formou em Ciências Militares, em 1975, pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

O general indicado já atuou como assessor brasileiro na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos, analista de Relações Internacionais, secretário-geral do Exército e coordenador-geral dos Especialistas dos Estados-Membros da ONU, além de conselheiro militar na Missão Permanente do Brasil na ONU.

Atualmente, Gerson Menandro é gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil.

Durante sabatina na CRE do Senado, realizada na segunda-feira (21), o indicado destacou que Israel é um país com 43% de solo desértico e poucos recursos hídricos naturais. Em contraste, apontou que o agronegócio no Brasil é de escala mundial, o que faz do país um provedor de alimentos.

O diplomata aposta no aumento dessa produtividade como fator de fortalecimento da relação entre os dois países — com foco nas áreas de irrigação, fertilização, reuso da água e dessalinização.

Outras quatro áreas que eu citaria: defesa, segurança pública, setores cibernético e espacial. Israel é reconhecidamente um país muito avançado em seus meios, equipamentos, doutrinas, táticas e técnicas de defesa. E nós podemos avançar bem mais”, avaliou Menandro.

Deixe seu comentário