Portal da Cidade Vassouras

CLIMA

Parque Nacional do Itatiaia registra -3,5ºC e tem a menor temperatura do ano

Mínima foi registrada às 6h35 deste sábado em estação localizada a aproximadamente 2.450 metros de altitude.

Publicado em 20/04/2024 às 11:00

Amanhecer do Parque Nacional do Itatiaia, que registrou temperatura mais baixa do Brasil em 2024 (Foto: Divulgação/WS Clima)

O Parque Nacional do Itatiaia (RJ) registrou -3,5ºC no início da manhã deste sábado (20) e teve a temperatura mais baixa do ano no Brasil. A mínima foi registrada às 6h35, pelo site Brasil Abaixo de Zero, com estação localizada a aproximadamente 2.450 metros de altitude.

O ranking anual de menores temperaturas foi feito pela WS Consultoria Climatológica, empresa que possui parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

"As temperaturas registradas nas estações meteorológicas do Parque Nacional do Itatiaia são as menores registradas no Brasil até o momento entre estações meteorológicas particulares e oficiais. As estações foram estrategicamente colocadas nos pontos mais frios do parque para registrar as temperaturas. Esse projeto é fruto da parceria entre a administração do Parque Nacional do Itatiaia e a empresa WS Consultoria Climatológica", disse o gestor do Parque Nacional do Itatiaia, Felipe Cruz Mendonça.

Segundo o levantamento, as 10 menores temperaturas do país em 2024 foram registradas entre sexta-feira (19) e sábado (20), sendo as duas primeiras no Parque Nacional do Itatiaia.

O frio foi tanto que um fenômeno natural apareceu na reserva. A região do Pico das Agulhas Negras amanheceu sob geada — uma fina camada de gelo formada por conta da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada.

Câmeras monitoram parque 24h por dia

Em março deste ano, a administração da reserva instalou uma câmera há 2.584 metros de altitude e disponibilizou a transmissão ao vivo e de graça pela internet.

A câmera fica no Morro da Antena, na parte alta do parque, de onde é possível observar o Morro do Couto e o Pico das Agulhas Negras, além da parte rural de Itamonte (MG). À noite, as pessoas conseguem ver as luzes das cidades paulistas de Queluz e Cruzeiro.

Apesar da facilidade de poder observar as belezas naturais, a ideia é que as pessoas não deixem de ir ao parque, mas que se sintam "convidadas" a conhecer ou retornar para um passeio.

O gestor do Parque Nacional do Itatiaia disse que várias câmeras foram instaladas no parque para o monitoramento de incêndios. No entanto, devido à curiosidade de quem ainda não conhece a reserva, a administração optou por liberar a transmissão de uma delas na internet.

"O motivo de instalação destas antenas é porque a gente percebe que existe uma curiosidade para conhecer as Agulhas Negras. Afinal, é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e um dos mais altos de Minas Gerais também", disse Felipe Cruz Mendonça.

Deixe seu comentário