Portal da Cidade Vassouras

Tuberculose

Volta Redonda tem 96 novos casos de tuberculose notificados

Volta Redonda – A chegada do inverno faz entrar em alerta o programa de tuberculose ligado ao Centro de Doenças Infecciosas de Volta Redonda (CDI).

Publicado em 02/06/2018 às 05:40

Pessoas devem evitar ambientes fechados e mal ventilados (Foto: Diário do Vale)

Volta Redonda – A chegada do inverno faz entrar em alerta o programa de tuberculose ligado ao Centro de Doenças Infecciosas de Volta Redonda (CDI). Neste período do ano, em geral os casos da doença crescem até 85% em média. De acordo com a enfermeira Rejane Maria de Queiroz e Silva, coordenadora do programa de tuberculose do CDI, a chegada do frio faz com que as pessoas deixem janelas e portas mais vezes fechadas, mesmo em ambientes públicos. Isso facilita o contágio, que se dá principalmente pelo ar (tosse, espirro).

A enfermeira cita ônibus, taxis, carros de passeio, a própria residência e os lugares públicos como alguns a serem melhores arejados.

– Nestes locais as pessoas contaminadas com o bacilo de Koch nos pulmões espelham no ar ao tossir, espirrar ou ao falar. Isso pode ser aspirado por outras pessoas que estejam próximas. A tuberculose pode ser transmitida de pessoa para pessoa desde que uma delas esteja contamina pelo bacilo. Neste período de frio, a propensão de alguém pagar a doença é bem maior, algo em torno de 85% de chances devido aos ambientes fechados – alerta.

Rejane aconselha que no inverno as pessoas evitem ambientes fechados e mal ventilados, pois a luz solar ajuda a prevenir a doença. Por isso, ela recomenda deixar a casa bem arejada e ventilada no frio, possibilitando a entrada dos raios de sol.

A coordenadora do programa lembra que já no final do inverno, por volta de agosto, os casos notificados no programa começam a aumentar em 85% ou mais. Atualmente, o programa de tuberculose 96 novos casos notificados em 2018, enquanto que em 2017 foram 200 casos notificados ao total.

– Com a detecção dos casos de HIV-Aids, a tuberculose surgiu novamente no país de forma crescente. E entre os fatores que causaram este aumento está o aumento da Aids e o fato das pessoas viverem mais aglomeradas e mais próximas uma das outras. Já o perfil das pessoas mais propícias a adquirir a doença é a população carcerária, carcereiros, moradores de rua e pessoas que trabalham em ambientes fechados, sem ventilação adequada – comenta.

Segundo ela, as pessoas devem ficar bem atentas porque além de ocorrer de forma pulmonar, ela também pode ocorrer de forma extrapulmonar, o que ainda é raro, mas já com registro no município. A enfermeira explicou que entre os sintomas está a tosse, perda de apetite, emagrecimento e sudorese noturna. No caso da febre, geralmente ela acontece baixa e no final da tarde. Já a tosse acontece com ou sem secreção.

– Ao perceber que está com esses sintomas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima ou o CDI no Aterrado, onde os médicos solicitarão o exame do escarro (pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes – BAAR) – diz.

Entre as dificuldades enfrentadas para o tratamento, Rejane destaca o abandono do tratamento pelos próprios pacientes ao sinal das primeiras melhoras.

Homens mais vulneráveis

Dos 96 casos de tuberculose notificados este ano, 66 são de homens (quase 70%). A coordenadora ressaltou que os homens são mais vulneráveis por não procurarem com tanta frequência o serviço de saúde.

– As mulheres estão mais inseridas nos programas de saúde, já as crianças são protegidas pela vacina BCG. A falta de o homem ter menos preocupação com a saúde ajuda a aumentar este índice. O público masculino se acha mais saudável e só procura a unidade de saúde quando está doente – esclarece.

Tratamento

A tuberculose é tratada com medicação que o Ministério da Saúde disponibiliza para o município. O tratamento é gratuito e dura em média seis meses. Após o diagnóstico, o tratamento deve ser feito o quanto antes, todos os dias e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. Segundo a coordenadora Rejane, o tratamento só termina quando o profissional de saúde confirmar a cura por meio de exames.

O programa da tuberculose funciona diariamente no CDI (Centro de Doenças Infecciosas), na Rua Dionéia Andrade Faria, 329, Bairro Aterrado, das 07 às 17hs e de segunda à sexta.

Deixe seu comentário