Portal da Cidade Vassouras

VOLTA REDONDA

Programa de Prevenção ao Câncer orienta sobre os cuidados com a saúde em VR

Iniciativa, chamada de 'Prevenir', tem como objetivo assegurar o acesso das mulheres aos exames preventivos.

Publicado em 14/10/2023 às 20:00

Programa de Prevenção ao Câncer conscientiza sobre os cuidados da saúde da mulher (Foto: Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda)

Um programa de prevenção ao câncer, o Prevenir, está orientando mulheres sobre os cuidados com a saúde em Volta Redonda (RJ).

Segundo a prefeitura, a iniciativa prevê rastrear possíveis casos de câncer em mulheres entre 25 e 64 anos.

O projeto tem como objetivo assegurar o acesso das mulheres aos exames preventivos, diagnóstico precoce e tratamento imediato para reduzir os óbitos pela doença no município.

"O preventivo é um procedimento simples e indolor, e através dele é possível identificar lesões precursoras, que podem se tornar uma doença muito grave se não tratadas, que é o câncer do colo do útero", explicou a coordenadora do programa, Luciana Francisco Netto.

Ainda de acordo com a prefeitura, a cidade dobrou a cobertura do exame preventivo em mulheres do público-alvo. Neste ano, houve 18% de adesão ao exame de papanicolau, o que corresponde a um aumento de 100% em relação aos meses de junho, julho, agosto e setembro do ano passado.

Mulheres que tenham entre 25 e 64 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima para ter acesso ao exame preventivo.

Exames são importantes para a saúde da mulher

A partir dos 40 anos, a mamografia deve ser feita anualmente pelas mulheres. O exame é um aliado no diagnóstico do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, neste ano, 66.280 novos casos da doença devem ser diagnosticados.

Já o papanicolau auxilia no diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos que já tenham começado a vida sexual. O Ministério da Saúde recomenda que o exame seja feito uma vez por ano e, depois de dois exames normais consecutivos, seja realizado a cada três anos.

O câncer de colo de útero é a terceira causa de morte por câncer entre mulheres no país, segundo o INCA. Em 2022, a estimativa é de 16,7 mil novos casos da doença.

Deixe seu comentário