Portal da Cidade Vassouras

ANGRA DOS REIS

Angra dos Reis decreta surto de dengue em três bairros

Japuíba, Jacuecanga e Parque Belém já estão recebendo o carro fumacê.

Publicado em 02/02/2024 às 18:00

Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue (Foto: GETTY IMAGES via BBC)

A Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis (RJ) decretou situação de surto de dengue nos bairros da Japuíba, Jacuecanga e Parque Belém. A decisão foi motivada pelo aumento recente no número de casos da doença, um dos critérios técnicos para a definição de surto de uma doença.

Diante deste cenário, a Secretaria de Saúde começou na quinta-feira (1º) a circular com o carro fumacê nos três bairros com o surto de dengue.

O Ministério da Saúde só permite a aplicação do inseticida no ambiente em bairros com surto decretado. Isso porque, no passado, o uso indiscriminado do fumacê fez com que o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, criasse resistência à maioria dos inseticidas.

Os inseticidas que estão disponíveis para uso atualmente são eficientes. Por isso, o uso da técnica é feito de forma criteriosa e apenas em períodos emergenciais.

86% dos focos estão nas casas

O aumento nos casos de dengue ocorre em todo o Brasil. Somente no estado do Rio de Janeiro, foram mais de 17 mil registros neste primeiro mês do ano, número 12 vezes maior que o de janeiro do ano passado.

"Aqui em Angra, temos observado a tendência de aumento desde setembro, quando começamos a intensificar as ações de comunicação. Precisamos muito da colaboração de todos, pois 86% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas das pessoas", explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Romário Aquino.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o cuidado diário sempre será a melhor maneira de combater a dengue. As principais ações contra o mosquito são simples e duram menos de 10 minutos:

  • Remover os pratos dos vasos de planta;
  • Virar garrafas para baixo;
  • Guardar pneus em locais cobertos;
  • Limpar as calhas;
  • Amarrar bem os sacos de lixo;
  • Manter a caixa d’água tampada;
  • Esvaziar recipientes de degelo em geladeiras.

Diariamente, a Secretaria realiza ações de rotina para controle do mosquito transmissor. As principais são: visitas domiciliares, busca ativa de focos do Aedes, instalação de armadilhas para remoção de ovos do mosquito e ações educativas saúde. Em 2023, foram mais de 105 mil visitas domiciliares e uma média de 630 armadilhas instaladas por semana.

Deixe seu comentário