Portal da Cidade Vassouras

SAÚDE

Valença e Angra dos Reis lideram número de mortes por febre amarela

Valença, no centro-sul do estado soma 17 exames positivos da doença, com seis mortes. Angra dos Reis, na Costa Verde, registra 12 casos, sendo sete óbitos.

Publicado em 20/02/2018 às 01:59

Febre amarela soma 18 mortes no interior do estado do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

As cidades de Valença e Angra dos Reis continuam liderando os casos de mortes e registros de febre amarela no estado do Rio de Janeiro. Valença, no centro-sul do estado soma 17 exames positivos da doença, com seis mortes. Angra dos Reis, na Costa Verde, registra 12 casos, sendo sete óbitos. A  Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, contabiliza desde janeiro deste ano, 74 pessoas com febre amarela silvestre em humanos, sendo 33 mortes, 18 delas somente na região Sul Fluminense e Costa Verde.

O boletim epidemiológico da SES revela ainda que foram confirmados 10 casos de febre amarela em macacos, nas cidades de Niterói, Angra dos Reis (na Ilha Grande), Barra Mansa, Valença, Miguel Pereira, Volta Redonda, Duas Barras, Paraty, Engenheiro Paulo de Frontin e Araruama. A Secretaria de Estado de Saúde ressaltou, mais uma vez, que os macacos não transmitem febre amarela. A doença é transmitida pela picada de mosquitos.

A recomendação para a população é que, se encontrar macacos mortos ou doentes, que mostrem comportamento anormal, estejam afastados do grupo ou com movimentos lentos, informe o mais depressa possível às secretarias de Saúde do município ou do estado do Rio de Janeiro. De acordo com a secretaria, as pessoas que ainda não se vacinaram devem buscar um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.

Outras Cidades

No interior do estado a febre amarela aparece ainda em Rio das Flores, com três casos e duas mortes; Vassouras, um caso e Paraíba do Sul, um caso e um óbito. Teresópolis e Nova Friburgo, na região serrana, têm nove e sete casos, respectivamente, com cinco e três óbitos. Outras localidades como Sumidouro, o total de pessoas doentes chega a seis, sendo duas mortes, e Cantagalo, cinco casos, com três óbitos. Além desses municípios, a febre amarela surge em Miguel Pereira (um caso e um óbito); Duas Barras (quatro casos); Carmo (dois casos, uma morte); Maricá ( dois casos, um óbito); Paty do Alferes (um caso); Engenheiro Paulo de Frontin (um caso, um óbito) e Mangaratiba (um caso).

Deixe seu comentário