Portal da Cidade Vassouras

CORONAVÍRUS

Total de casos confirmados da Covid-19 passa de 40 mil na região

Dados foram contabilizados pelo G1 após divulgação de novos boletins epidemiológicos das secretarias de Saúde na segunda-feira (23).

Publicado em 23/11/2020 às 21:00

Números de casos pela Covid-19 em cada mês (Foto: Secretaria Municipal de Saúde)

O total de casos confirmados de coronavírus nas cidades do Sul e Costa Verde do Rio de Janeiro ultrapassou na segunda-feira (23) o patamar dos 40 mil. A marca foi atingida durante a tarde após a divulgação de novos boletins epidemiológicos.

Até a publicação desta reportagem, eram 40.178 casos confirmados da Covid-19 na região, 1.306 mortes provocadas pela doença e 36.094 pessoas que já podem ser consideradas recuperadas. (Veja números da pandemia).

Os números são informados pelas secretarias de Saúde das 24 cidades da região e vêm sendo contabilizados pelo G1, ao longo destes oito meses de pandemia.

Nesta segunda-feira, quatro mortes pela Covid-19 foram registradas em três cidades da região: duas pessoas faleceram com a doença em Paracambi, que tem agora 35 óbitos; Barra do Piraí e Angra dos Reis confirmaram uma morte cada e chegaram a 73 e 217 no total, respectivamente.

Municípios com mais casos

Volta Redonda é a cidade da região com o maior número de casos confirmados da doença: são 7.983 no total.

Em seguida, vem Angra dos Reis, com 7.041. Barra Mansa aparece na terceira posição, com 4.760 diagnósticos positivos para Covid-19.

Juntos, os três municípios somam 19.744 casos confirmados da doença, o que representa 49,14% do total registrado em toda a região. Os 50,86 % restantes correspondem às outras 21 cidades do Sul e Costa Verde do Rio.

Volta Redonda, Angra dos Reis e Barra Mansa também têm os maiores registros de óbitos por coronavírus no Sul e Costa Verde do Rio: 255, 217 e 185 mortes respectivamente.

Na outra ponta, Rio das Flores é a que tem menos casos confirmados da Covid-19 na região. A cidade de 9.344 habitantes teve apenas 139 pessoas contaminadas com a doença em seis meses de pandemia, sendo quatro óbitos.

O primeiro caso de contaminação por coronavírus na região foi de uma mulher de 27 anos, moradora de Barra Mansa. O caso foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde no dia 5 de março, após ela ter feito uma visita a Milão, na Itália.

Foi também o primeiro do estado do Rio e o oitavo no Brasil. No dia 17 de março, a paciente foi considerada curada da doença e liberada do isolamento domiciliar.

O Sul do Rio também registrou o primeiro caso suspeito de reinfecção pela Covid-19 no estado do Rio. A paciente é uma técnica de enfermagem, de 39 anos, moradora de Volta Redonda.

Ela trabalha nos hospitais Geral da Japuíba, em Angra dos Reis, e no Hospital do Fundão, no Rio. O caso suspeito de reinfecção foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, no dia 26 de agosto.

Deixe seu comentário