Portal da Cidade Vassouras

SAÚDE

Sapucaia confirma morte de criança de 8 anos por febre maculosa

Nenhum outro membro da família se infectou com a doença e não há outro caso suspeito na cidade, diz prefeitura.

Publicado em 24/09/2022 às 16:00

Carrapato-estrela é o responsável por transmitir a febre maculosa (Foto: CDC/ Dr. Christopher Paddock/ James Gathany)

A Secretaria de Saúde de Sapucaia (RJ) confirmou na quinta-feira (22) a morte de um menino, de oito anos, por febre maculosa. A doença é causada pela bactéria Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato-estrela.

O menino sentiu os primeiros sintomas no começo de setembro. Na ocasião, ele foi internado no Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios (RJ). Dois dias depois, a criança veio a óbito.

Desde então, o caso vinha sendo investigado. O diagnóstico foi confirmado por meio do exame PCR, que permite detectar a presença do material genético da bactéria.

De acordo com a prefeitura, esse foi o primeiro caso de febre maculosa confirmado no município em cinco anos — o último tinha sido em outubro de 2017.

A Secretaria de Saúde informou que, um dia após a confirmação do óbito, uma equipe da Vigilância Ambiental esteve na casa do menino, local onde ele provavelmente se infectou, e realizou um tratamento químico na área.

No mesmo dia, agentes da Vigilância em Saúde realizaram uma visita domiciliar aos familiares da vítima e passaram informações sobre a doença.

A prefeitura informou que, até o momento, nenhum outro membro da família se infectou com a doença e que não há outro caso suspeito na cidade.

Trabalho de conscientização

Em nota, a prefeitura de Sapucaia informou que, em abril deste ano, já havia sido realizado um tratamento químico na mesma localidade onde o menino morava, bem como foi desenvolvido com a população um trabalho de conscientização sobre a doença.

A prefeitura disse ainda que toda a equipe da atenção básica e emergência realizou um treinamento para o diagnóstico e tratamento da febre maculosa. A intenção é que também seja realizado um trabalho de conscientização nas escolas do município.

Deixe seu comentário