Portal da Cidade Vassouras

RESENDE

Moradora de Resende que pesava 133 kg decidiu mudar de vida e mostra superação

Ana Paula Santana, de 41 anos, decidiu mudar de vida após passar por situações constrangedoras.

Publicado em 17/04/2019 às 05:00

Antes e depois de Ana Paula, que perdeu quase 50 kg em pouco mais de um ano (Foto: Divulgação)

Ana Paula, à esquerda, ao lados dos filhos Lucas, Bruna e Breno (Foto: Divulgação)

"Ficar presa em roleta de ônibus, a tristeza de comprar uma roupa e ela não entrar em você... Me olhar e não ficar feliz com que estava vendo”. É assim que Ana Paula Santana, de 41 anos, moradora de Resende, no Sul do Rio de Janeiro, lembra de como se sentia em situações comuns do dia a dia há pouco mais de um ano, quando chegou a pesar 133 kg. Hoje, os 47 kg a menos já fazem Ana Paula se sentir outra pessoa. Mais leve, mais vaidosa e de bem com a vida.

Quando paro e vejo as fotos do antes e o depois não consigo acreditar que aquela pessoa era eu. Tem momentos que choro. É chocante se olhar e não se reconhecer. Foi uma fase que passei e que não desejo a ninguém. Eu falo comigo mesma que se eu não tivesse tomado uma atitude poderia estar morta hoje. Hoje, sou uma mulher totalmente diferente da outra de um ano atrás. Faço compras com vontade e me sinto cada vez mais linda. Estou realizada como nunca antes”, disse.

Mas o processo de emagrecimento não foi simples. Exigiu muito empenho para conviver com as privações de uma dieta mais rígida, com mudança de hábitos alimentares. O período em que convivia com a obesidade era difícil e ela se responsabiliza por isso.

"Eu sempre fui muito exagerada na comida. Adorava comer batata frita, tomar muito refrigerante, sempre fui compulsiva pela comida. Pizza, então, nem me fale... Eu chegava a comer 17 pedaços e ainda sentia fome. E isso, claro, acabou prejudicando minha saúde. Eu tinha oscilação de pressão, ficava ofegante ao subir uma escada e mal conseguia dormir direito", lembrou.

Autoestima renovada

Além das situações constrangedoras, Ana Paula revela que o excesso de peso atrapalhou o casamento dela, que durava 12 anos. Ela e o marido se separaram depois que ela descobriu que ele a traía com outras mulheres. Se sentiu menos desejada, e esse foi o ponto de partida para a mudança de vida.

"Você pode tudo, menos desistir. Você pode desanimar, pode ficar chateado e até comer, mas no dia seguinte recomeça. O segredo está em nunca desistir e sempre recomeçar", disse Ana Paula.

Ana Paula não esperou a tradicional segunda-feira da turma que inicia dieta. Procurou orientação médica com nutricionistas e endocrinologista para montar um planejamento para redução de peso. Uma estratégia com uma nova alimentação aliada a atividades físicas. O primeiro resultado foi a perda de 10 kg em 30 dias.

Eu comecei a entender que para perder peso é fundamental conhecer os limites do seu corpo. Não adianta fazer jejum de forma desenfreada e deixar de ingerir a quantidade de nutrientes que seu corpo precisa. Tem que procurar um médico, sim. Me consultei com excelentes especialistas, que deram toda orientação profissional para que eu perdesse peso, mas de maneira responsável, sem afetar minha saúde. Depois disso, passei a ter uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável, ou seja, cortei frituras, refrigerantes, açúcar de modo geral, e readequei um cardápio que atendesse minhas metas e objetivos”, explicou Ana Paula.

"Você é a sua única inspiração"

O processo exigiu paciência quando o retorno não era o esperado. Em alguns meses, a perda de peso não chegou a 100 gramas. Só que a desistência não era uma opção. Os números a lembravam de que ela precisava de uma dedicação maior. E assim o processo se adaptava a cada fase do emagrecimento.

No começo, você não tem o apoio de ninguém. Você é a sua única inspiração e você é o seu único apoio. As pessoas começam a acreditar depois, quando elas observam que realmente você está mudando. Mas, na fase inicial, a peteca é sua. Eu perdi 47 kg de maneira gradual. Não foi do dia para a noite. Um mês eram 10, depois cinco, no outro seis... E assim sucessivamente", explicou.

Ana Paula está satisfeita com os resultados, mas ainda quer perder mais 10 kg para se estabilizar com 76 kg. Também deseja fazer cirurgias para redução da mama e retirar o excesso de pele. Seja como for a partir de agora, ela jamais esteve tão bem, jamais se mostrou tão madura, jamais esteve tão feliz. A obesidade que um dia a fez detestar olhar para o espelho invocou o nascimento da exagerada leveza de uma nova mulher.

Emagrecimento consciente

O nutricionista Wiuri Mac Douglas Teixeira orienta que, para emagrecer de forma saudável, é preciso garantir ao corpo a ingestão de todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, ao mesmo tempo que o consumo de calorias precisa diminuir. Funciona como uma equação matemática: o número total de calorias ingeridas num determinado período de tempo precisa ser menor que o número total de calorias gastas.

Ainda segundo Wiuri, é normal que algumas pessoas sintam fome durante o processo. Mas ele indica estratégias para driblar essa sensação, como o fracionamento das refeições, a ingestão de bastante água, além de alimentos ricos em fibras. Ele também alerta para equívocos comuns cometidos por pessoas que decidem fazer dieta sem orientação profissional.

Passar longos períodos sem comer, o famoso jejum é, definitivamente, uma das piores estratégias para perder peso. Emagrecer de forma saudável tem a ver com perder gordura corporal sem se desidratar ou perder massa magra. Pular refeições, no entanto, ao invés de ajudar, atrapalha o funcionamento do metabolismo e traz mal estar, irritação, mau hálito e outros problemas. O ideal é fazer seis refeições ao longo do dia, com intervalos regulares. São elas: café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche vespertino, jantar e ceia. Gosto de falar que o café da manhã é a refeição mais importante. É aqui que a pessoa irá recarregar as energias para começar bem o dia. Deve ser composto por frutas ou sucos naturais, de preferência ricos em vitamina C, pães e cereais integrais e derivados desnatados de leite", explicou.

Deixe seu comentário