Portal da Cidade Vassouras

ATENDIMENTO

Hospital da Praia Brava suspende antedimento de obstetrícia em Angra dos Reis

Segundo a Fundação Eletronuclear de Assistência Médica, que administra o hospital, esse serviço será interrompido para priorizar outras áreas de saúde.

Publicado em 19/02/2019 às 01:00

Angra dos Reis: Hospital da Praia Brava suspende atendimento de obstetrícia (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Moradores de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, estão preocupados com o fim dos atendimentos de emergência obstétrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Praia Brava, desde a última segunda-feira (18). Segundo a Fundação Eletronuclear de Assistência Médica, que administra o hospital, esse serviço será interrompido para priorizar outras áreas de saúde e modernizar equipamentos hospitalares.

A unidade afirma que a mudança foi na prática, pois a orientação é para que os bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhem as pacientes para a Santa Casa de Misericórdia, que fica a 40 km de distância. No total, são feitos cerca de seis partos por mês, o que é considerado uma procura baixa, se comprado com a Santa Casa, que faz 180 partos mensais. Contudo, a unidade médica alega que o atendimento clínico emergencial vai continuar no hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde planeja reverter essa situação e pede para que o atendimento seja mantido no hospital.

Existe um contrato assinado e ele preconiza com muita clareza a permanência do atendimento emergencial de obstetrícia. A Prefeitura de Angra, por meio desse instrumento contratual, fará de tudo pra que o atendimento se mantenha no Hospital de Praia Brava”, disse o secretário de saúde, Renan Vinícius Santos de Oliveira.

Para os moradores de bairros próximos a unidade médica, como o Parque Mambucaba, Frade e Bracuí, esse atendimento é muito importante por conta da distância até outros hospitais, no Centro.

De fato, muda o seguinte: temos dentro do sistema de saúde de Angra a Santa Casa, que oferece um serviço mais capaz do que o do Hospital de Praia Brava. O ofício que circulou pela internet é uma burocracia necessária pra orientar o bombeiro do local que ele tem que ter como referência. No caso de materno-infantil, a referência é a Santa Casa. Então a orientação é levar os pacientes até lá. Porém, qualquer paciente que nos procurar, terá atendido”, explicou o diretor superintendente do Hospital de Praia Brava, Waldyr Laguna Junior.

Deixe seu comentário