Portal da Cidade Vassouras

SAÚDE

Cidades do Sul do Rio fazem Dia D de vacinação contra a febre amarela

Maioria dos postos estarão abertos a partir das 8h.

Publicado em 01/02/2018 às 08:31

Cidades do Sul do Rio fazem Dia D de vacinação contra a febre amarela (Foto: Divulgação)

O sábado (27) será de Dia D de vacinação contra a febre amarela no Sul do estado. Muitas cidades estarão com os postos de saúde abertos a partir das 8h. Confira:

    Angra dos Reis: 8h30 às 16h;

    Itatiaia, Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Pinheiral, Rio Claro, Porto Real, Piraí e Paracambi: 8h às 17h;

    Rio das Flores e Quatis: 8h às 16h;

    Três Rios: 8h ao meio-dia;

    Barra do Piraí: 8h às 13h;


    Quem deve se vacinar?

    Devem tomar a vacina pessoas que possuem de nove meses a 59 anos de idade e que viajarão para áreas com recomendação de vacina. O ideal é que a dose seja aplicada com até 10 dias de antecedência. Idosos maiores de 60 anos podem se vacinar, desde que tenham prescrição médica.


    Quem não pode receber a vacina?

    Não podem tomar a vacina gestantes e mulheres que estão amamentando bebês menores de 6 meses, além de pessoas com alergia a algum componente da vacina. Alérgicos a ovos e derivados também não podem se vacinar, além de pessoas que realizam terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes e HIV, transplantados de medula óssea, pacientes com histórico de doença do Timo e doenças neurológicas de natureza desmielinizante, pessoas com imunossupresão secundária (baixa imunidade) e em tratamento de quimioterapia e radioterapia.


    Para essas pessoas, a orientação é que procurem um posto de saúde para avaliação médica. A recomendação para esses grupos é que evitem viajar para áreas de risco que tenham casos comprovados de febre amarela ou que possuem muitas matas e florestas, e que utilizem repelentes. Em caso de dúvidas, é recomendado que o morador procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.


    Febre amarela


    A febre amarela já fez cinco vítimas fatais no Sul do Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde, quatro eram moradores de Valença e um de Miguel Pereira.


    Apesar de todo esclarecimento de que a doença é transmitida apenas por mosquito, 14 macacos já foram encontrados mortos na região. Os últimos dois casos foram registrado em Barra Mansa.


    Os primatas servem como indicadores da presença do vírus em determinada região. Maltratar ou matar animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.


    Todos os registros até agora no estado do Rio são de febre amarela do tipo silvestre, transmitido pelas espécies de mosquito Haemagogus e Sabeths, presentes em áreas de mata. Não há registro da forma urbana da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942 no país.

    Deixe seu comentário