Portal da Cidade Vassouras

VACINAÇÃO

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada em cidades da região

Segundo Ministério da Saúde, estados que não atingiram meta de cobertura vacinal têm que continuar vacinando.

Publicado em 02/09/2018 às 00:53

Interessados devem se cadastrar em unidades do CIEE ou Sine (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

O último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite no país, aconteceu na sexta-feira (31), mas segundo o Ministério da Saúde, os estados que não atingiram a meta de cobertura vacinal têm que continuar vacinando. No último balanço divulgado na terça-feira, o Rio de Janeiro apareceu como um dos estados com pior cobertura. Então, algumas cidades da região vão prorrogar a campanha.

A cidade de Três Rios precisava vacinar 4.128 crianças, com idades entre um e cinco anos, que é o público alvo da campanha. O município no último dia, chegou há mais de 4.000 mil doses aplicadas, ou seja, ultrapassou os 95% que foi a recomendação do Ministério da Saúde.

"Graças a Deus a gente conseguiu atingir nosso objetivo de 95%, né. Agora a gente está aguardando o estado trazer mais doses para a gente dar continuidade, para a gente ver se consegue chegar a 100%", explicou Gabriela Mello Silva, coordenadora de Imunização de Saúde da Criança de Três Rios.

"Lá no posto central a gente já conseguiu encerrar nossas atividades, a gente já esgotou o quantitativo, que a gente tem que aguardar o estado trazer nossas doses. E a gente ainda tem no Purim, Cidade Nova, Hermogênio Silva, Cariri, e Caixa D'água a gente ainda vai ter vacinação até umas três horas da tarde", completou Gabriela.

A coordenadora de imunização ainda fala sobre a cidade aderir ao novo Dia D proposto pelo Ministério da Saúde pela Secretaria de Saúde do Estado.

"Então, a gente recebeu uma nota técnica do estado falando que não teria a necessidade da gente estar aderindo a esse dia D caso a gente chegasse a nossa meta, né. E graças a Deus a gente conseguiu ter uma boa adesão. Fazendo participação também nas creches, a gente fez um chamamento bem grande da população por isso a gente conseguiu atingir nosso objetivo", contou.

Lembrando que, ainda dá tempo das pessoas procurarem dose da vacina quem não vacinou, levar as crianças aos postos por que é muito importante se prevenir contra o sarampo e a poliomielite.

Já em Rio das Flores, segundo balanço parcial da secretaria de saúde, 75% das crianças foram vacinadas. A cidade decidiu prorrogar a campanha até o dia 15 de setembro e pede aos pais que levem as crianças até os postos de saúde.

"Estamos sensibilizando toda a população para que eles tragam essas crianças que ainda não foram vacinadas e que procurem suas unidades mais próximas. Fizemos buscas na creches também que é o nosso público alvo, onde está as crianças de um ano a menor de cinco anos de idade, que é o nosso público alvo da campanha contra o sarampo e poliomielite. Então, nós estamos fazendo essas buscas na creche também, orientando essas mães a trazerem essas crianças aos postos mais próximo da sua residência," explicou a coordenadora de atenção básica de saúde, Cristiane Moreira.

Entre as maiores cidades da região, as que vão prorrogar a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite são:

Volta Redonda

A cidade vacinou até agora 60% do público alvo. Decidiu prorrogar a campanha até o dia 15 de setembro, mas não vai abrir os postos neste sábado (1º).

Barra Mansa

A cidade vacinou até agora 89% do público alvo. A campanha não deve ser prorrogada, mas sábado (1º) tem vacinação no Parque da Cidade e no Posto de Saúde do bairro Colônia Santo Antônio.

Barra do Piraí

A cidade vacinou até agora 52% do público alvo. Decidiu prorrogar a campanha até o dia 15 de setembro, mas não vai abrir os postos sábado (1º)

Angra dos Reis

A cidade vacinou até agora 53% do público alvo. Decidiu prorrogar a campanha até o dia 15 de setembro, mas não vai abrir os postos sábado (1º)

Resende

A cidade vacinou até agora 90% do público alvo. Vai prorrogar a campanha até atingir a meta de 95%. Mas os postos de saúde não abrem para vacinação sábado (1º).

Deixe seu comentário