Portal da Cidade Vassouras

O que é o PIX?

O que é PIX? Como funciona o novo meio de pagamento

O PIX é um sistema de pagamento, transferência e recebimento de dinheiro de forma instantânea. Ele estará disponível a partir novembro de 2020.

Publicado em 01/11/2020 às 08:15
Atualizado em

Pix já é uma realidade, agora é se informar (Foto: https://www.serasa.com.br/ensina/dicas/pix/)

O PIX é um sistema de pagamento, transferência e recebimento de dinheiro de forma instantânea. Ele estará disponível a partir novembro de 2020 e conta com uma lista de benefícios. Aqui, apresentaremos o PIX e tudo o que você precisa saber sobre essa novidade.

O que será respondido aqui:

O que é PIX? 

Quais os benefícios do PIX?

Como funciona?

O que são chaves de endereçamento?

Diferenças entre QR Code estático e dinâmico

E muito mais!

O que é o PIX? 

O PIX é o sistema de pagamento instantâneo do Brasil. Desenvolvido pelo Banco Central, ele permite pagar, transferir e receber dinheiro de forma prática e rápida. O PIX funcionará 24h por dia, 7 dias por semana e os 365 dias do ano. O que inclui todo e qualquer feriado. É uma revolução nos meios de pagamento gerais e, principalmente, nos pagamentos online.

As transações TED e DOC, antes as únicas opções online, levavam até dias para finalizar a transferência do dinheiro. O maior benefício do PIX, sem dúvidas, é concluir toda a transação em até 10 segundos. O dinheiro sai da conta do pagador e vai para o recebedor, de forma instantânea. 

Benefícios do PIX – confira! 

Para quem paga:

100% online;

Transações a qualquer dia da semana;

Disponível mesmo em feriados;

Transferência em até 10 segundos;

Disponível mesmo para quem não tem conta corrente;

Baixo custo ou, até mesmo, gratuito em algumas instituições;

Maior segurança dos seus dados bancários;

Maior segurança dos seus dados bancários;

Transações com um ou nenhum dado pessoal do recebedor.

Para quem recebe:

Menor custo de taxas;

Valor disponível na conta imediatamente;

Mais seguro do que receber em espécie;

Com o QR Code, receba de forma ainda mais ágil e segura;

Disponível 24h por dia, 7 dias por semana;

Como funciona o PIX?

Ele funciona como mais uma opção de pagamento/transação no aplicativo do banco que você já utiliza. Também estará disponível em fintechs, como: PicPay, Nubank e Neon. E nas carteiras digitais, como: Marcado Pago, Iti e Google Pay. Não será necessário baixar um novo aplicativo. O PIX será acrescentado nas funções do app que você já utiliza.

Como pagar com o PIX? 

O pagamento pode ser iniciado a partir das seguintes formas:

QR Code Estático; 

QR Code Dinâmico;

Chaves de endereçamento;

Preenchimento manual.

Conforme sua escolha, você deve inserir a chave, os dados manualmente ou direcionar a câmera do smartphone para o QR Code. Feito isso, confirme os dados do recebedor. Se estiverem corretos, prossiga e digite o valor da transferência. Pronto! Basta finalizar e o dinheiro estará em seu destino final, no máximo, em 10 segundos.

QR Code estático e QR Code dinâmico 

A diferença entre eles é muito simples. O QR Code estático é gerado uma única vez e pode ser reutilizado a cada compra. Já o QR Code dinâmico é o oposto. Após o uso, ele será descartado. Para uma nova compra, um novo QR Code será gerado.

O que é chave de endereçamento? 

Se você já fez alguma transferência de DOC ou TED, deve se lembrar dos dados que precisam ser preenchidos. Com o PIX, isso fica para trás. A partir das chaves de endereçamento, é necessário apenas UM dado para que a transação seja concluída. As possibilidades são:

Número do CPF; 

Endereço de e-mail;

Número de celular;

Chave aleatória.

Como criar uma chave de endereçamento?

Entre em contato com as instituições financeiras (banco, carteira digital ou fintech) que você já se relaciona. Em cada uma delas, até 5 chaves podem ser cadastradas. Ou seja, o número de CPF e múltiplos endereços de e-mail e números de celular. Mas lembre-se: as chaves cadastradas na instituição A, não serão aceitas na instituição B.

O que é chave aleatória do PIX? 

O PIX também disponibilizará chaves aleatórias. Elas possuem a mesma função da chave de endereçamento. Porém, aqui são utilizados caracteres aleatórios e nenhum dado pessoal. Dessa forma, você não precisa disponibilizar seu número de celular ou CPF para receber uma transferência PIX. O único detalhe é que: o código aleatório é válido, apenas, para UMA transação. Caso necessite de outras, um novo código será gerado.

Confira algumas perguntas frequentes sobre o PIX 

PIX é grátis?

A princípio, SIM. Porém, as instituições financeiras têm autorização do Banco Central para cobrarem tarifas, se assim quiserem. Desde que seja um valor justo e, claro, sempre inferior ao que é cobrado por TED’s e DOC’s.

PIX é obrigatório? 

Não. Você pode optar por utilizar e ter as chaves de endereçamento. Mas, também, pode continuar com transferências tradicionais (TED e DOC). A grande questão é: com tantas facilidade e benefícios, difícil será você não se interessar pelo PIX.

Quando o PIX começa a funcionar? 

Em seu último comunicado, o Banco Central informou que a data prevista é 16 de novembro de 2020. A partir desse dia, será possível realizar transações PIX.

Existe limite de valor em pagamento PIX? 

Sim! O Banco Central confirmou a existência do limite, mas ainda não estipulou o valor exato. Importante lembrar que o limite entre as transações existe para a sua própria segurança.

Será possível agendar um PIX? 

Sim. O PIX é reconhecido por ser um meio de pagamento instantâneo. Porém, contará com a possibilidade de agendar transações também.

O PIX faz transferências para o exterior? 

Não. Ele é exclusivo para transações financeiras feitas no Brasil.

O PIX é seguro? 

Sim. Desenvolvido pelo próprio Banco Central, o PIX ainda contará com os sistemas de segurança da instituição financeira que você utilizar.

O PIX chegou para revolucionar, entre nessa onda! 

Se é algo que vai facilitar sua vida financeira e, ainda, te ajuda a economizar – é claro que o Serasa Ensina indica. Entre em contato com as instituições financeiras que você já tem relação e saiba como usufruir do PIX.

Esse é aquele conteúdo que vale a pena compartilhar. Envie aos seus amigos e familiares, eles, também, precisam ter o PIX ativo para receber suas transferências. Acompanhe nosso portal, navegue pelo canal no YouTube e conheça o podcast do Serasa Ensina.

Deixe seu comentário