Portal da Cidade Vassouras

Batata Doce

Benefícios da batata doce para a saúde

Saiba como a batata doce pode fazer bem para a saúde e tire suas principais dúvidas sobre o tema.

Publicado em 05/10/2019 às 05:00
Atualizado em

A batata doce é muito consumida (Foto: Crédito da imagem: bbcgoodfood.com)

Presente em muitas dietas, a batata doce é um dos tubérculos mais consumidos em todo o Brasil e vem ganhando cada vez mais atenção em um mundo que preza ainda mais por alimentação saudável.

Mas além de dar uma ajudinha especial para quem quer emagrecer, sabia que a batata doce pode ser muito benéfica para a saúde? 

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Entendendo mais sobre a batata doce 

A batata doce é uma fonte de carboidratos bastante saudável e rica em fibras. 

Ela é um dos tubérculos mais queridinhos porque é composto por carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, ela não causa alterações bruscas na glicose sanguínea, evitando os temidos picos de produção de insulina (que podem ser ainda mais perigosos para quem sofre com diabetes).  

Assim, a batata doce acaba auxiliando muito quando o assunto é perder peso, evitando o estoque de gordurinhas localizadas – graças a sua baixa taxa glicêmica e riqueza em fibras. 

Tipos de batata doce: 

Além de ser deliciosa, ela pode fazer parte da alimentação saudável, trazendo uma série de versões que podem ser incorporadas de maneiras diferentes à dieta.

Como principais tipos de batata doce, podemos citar:

• Batata branca: sua polpa é branca e um pouco mais docinha;

• Batata vermelha: a batata doce mais vermelhinha é uma das mais indicadas para assar, acompanhando alimentos salgados;

• Batata roxa e amarela: as cascas e polpas apresentam cores mais vibrantes e são ótimas para a produção de alimentos mais doces.

Como consumir batata doce? 

Devido as suas versões diversificadas e sabores únicos, é possível consumir batata doce em várias formas: em sopas, purês, caldos, picadinhos ou até mesmo cozinho ou assando com outros complementos.

Para potencializar ainda maior seu sabor e deixar as receitas ainda mais interessantes, você pode optar por temperos naturais como curry, alecrim, tomilho e até canela.

Além disso, aproveite aqueles que possuem propriedades termogênicas, como a canela – auxiliando ainda mais o metabolismo para queimar as gordurinhas.

Quais são os benefícios da batata doce para a saúde? 

A batata doce é tão benéfica para a saúde que muitas vezes vem sendo indicada até para acompanhar tratamentos. Mas que milagres ela pode fazer, afinal?

• Auxilia quem quer ganhar massa muscular

Para quem deseja perder massa gorda e ganhar massa muscular, a batata doce é uma boa pedida!

Como ela contribui para o metabolismo corporal, acaba levando ao ganho de massa.

Para ajudar ainda mais atletas ou treinadores, sua função antioxidante elimina os radicais livres e toxinas que possam ter sido liberados durante o treino, limpando ainda mais o organismo e promovendo saúde.

• É fonte rica em energia 

Graças a seu baixo índice glicêmico, a liberação de glicose ocorre de maneira gradual e permite que o corpo receba energia por um maior período de tempo.

Isso é bem interessante para quem pratica atividade física e quer manter a energia sem ficar comendo “como um doido”.

Assim, consumir batata doce no pré-treino é uma ótima forma de deixar o músculo com energia para funcionar e evitar cansaço excessivo, tontura e até mesmo náuseas e desmaios na hora da atividade física – deixando o nível de glicose em dia e de maneira bem saudável.

• Ajuda a controlar e prevenir o diabetes 

Lembra que comentamos que a batata doce pode até auxiliar em alguns tratamentos? Pois então, o tratamento para a diabetes do tipo II é um deles, sendo muito beneficiado com o consumo desse tubérculo.

Ela pode contribuir de maneira efetiva para prevenir o problema, fazendo com que a glicose seja liberada de maneira lenta (sem aumentar muito a glicemia) e permitindo que as fibras presentes em sua composição promovam saciedade para o organismo.

• Promove o emagrecimento 

É claro que o emagrecimento é um dos principais motivos pelos quais a batata doce é um dos alimentos mais queridinhos de dietas saudáveis.

Sua baixa taxa glicêmica é essencial para reduzir os níveis de glicose e fazer esse carboidrato ser indispensável para quem quer perder peso com saúde e de forma deliciosa, aproveitando seu típico sabor!

Para somar ainda mais vantagens, a formulação rica em fibras deixa o corpo todo saciado e faz com que o corpo diminua o consumo de calorias de maneira natural, ajudando ainda mais a perder peso.

Dica de receita simples com batata doce: Purê de batata doce 

Que tal aproveitar todos os benefícios da batata doce para a saúde e fazer uma receita simples (porém deliciosa) em casa?

Confira os ingredientes para preparar seu purê de batata doce:

• 3 batatas doce (versão branca);

• 2 colheres de sopa de maneira gelada;

• Sal;

• 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

• Prepare as batatas doces: lave, seque e descasque-as;

• Corte as batatas em meia-lua e coloque em uma panela média;

• Após alocar as batatas, cubra com água e tempere com sal a gosto;

• Em fogo alto, deixe cozinhar por 20 minutos (ou até que estejam com a consistência mais macia);

• Escorra as batatas em uma peneira, mas não esqueça de reservar 1 xícara de chá da água que foi utilizada para o cozimento;

• Após peneirar, coloque as batatas na panela e bata com um mixer, deixando bem liso;

• Quando o aspecto estiver liso, adicione a água do cozimento aos poucos, dando a consistência que você desejar;

• Por fim, mexa o purê misturando a manteiga gelada, deixando-o bem cremoso;

• Se preferir, retoque com mais um pouquinho de sal (seguindo sempre seu gosto);

• E pronto, é só servir!

Outros aspectos importantes 

A batata doce é uma ótima opção para quem quer perder peso com saúde. Mas além disso, ela pode ser ótima para prevenir e tratar o diabetes II, ajudar a ganhar massa muscular e ser uma fonte rica em energia – para deixar o corpo com a vitalidade lá em cima!

Aproveite todas as diversidades disponíveis e prepare receitas fáceis em casa, abusando das vantagens desse tubérculo incrível! 


Fonte:

Deixe seu comentário