Portal da Cidade Vassouras

RESENDE

Resende promove evento alusivo ao Dia Mundial do Controle da Asma

Organizado pela Secretaria de Saúde, o evento tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do controle dessa doença crônica.

Publicado em 20/06/2023 às 17:00
Atualizado em

Resende promove evento alusivo ao Dia Mundial do Controle da Asma (Foto: Imagem ilustrativa retirada da internet)

A Central de Abastecimento (CAF), que fica no pátio da prefeitura de Resende, recebe nesta quarta-feira (21), das 14h às 16h, uma programação alusiva ao Dia Nacional do Controle da Asma. Organizado pela Secretaria de Saúde, o evento tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do controle dessa doença crônica, além de promover a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Jayme Neto, os pacientes receberão orientações farmacoterapêuticas sobre a doença, e poderão tirar dúvidas sobre o tratamento de asma e doença pulmonar crônica, além de entender mais sobre o uso de medicamentos com dispositivos spray.

A asma é uma condição crônica que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. É fundamental que os pacientes recebam orientações adequadas, tenham acesso a tratamentos eficazes e compreendam a importância de seguir as recomendações médicas. Eventos como esse encontro na Central de Abastecimento Farmacêutico são essenciais para disseminar informações atualizadas e promover a troca de experiências entre pacientes e profissionais de saúde, contribuindo para um melhor controle da asma em Resende”, acrescentou o secretário de Saúde.

Controle da Asma

A asma é uma doença crônica das vias respiratórias que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela se caracteriza pela inflamação e estreitamento das vias aéreas, resultando em sintomas como falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. Embora não tenha cura, a asma pode ser controlada com o tratamento adequado, permitindo que os pacientes vivam uma vida plena e ativa.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 300 milhões em todo o mundo sofram com a doença. Só no Brasil, existem aproximadamente 20 milhões de asmáticos. Portanto, é essencial fornecer suporte e orientação adequados para essas pessoas, além de conscientizar sobre a importância do controle da asma e a adesão ao tratamento.

Deixe seu comentário