Portal da Cidade Vassouras

DOE SANGUE

Número de doadores de sangue aumenta em Volta Redonda

Unidade no Hospital São João Batista atraiu mais de mil voluntários do que em 2021.

Publicado em 14/12/2022 às 08:00

Número de doadores de sangue aumenta em Volta Redonda (Foto: Divulgação/PMVR)

O número de doadores de sangue no Núcleo Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), aumentou de 1.099 doadores em relação a 2021. De janeiro a novembro do ano passado, a unidade registrou 3.345 doadores, enquanto em 2022, o número chegou a 4.444. A promoção e a adesão às campanhas de doação coletiva envolvendo servidores públicos, estudantes, forças de segurança, projetos sociais e outros grupos foram fundamentais para o resultado positivo.

O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, afirmou que o Banco de Sangue de Volta Redonda conta com uma coordenação voltada para a captação de doadores, que promove e organiza as campanhas.

Quero agradecer às pessoas que, em ato de solidariedade, fizeram a doação de sangue; à direção do hospital, que tem à frente o vice-prefeito, Sebastião Faria; e principalmente ao prefeito Antonio Francisco Neto. Também temos que agradecer à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), que disponibiliza transporte para os doadores; à Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv), pelas campanhas que articula; e outros setores da prefeitura”, falou Lula.

O médico ressaltou que o resultado alcançado em 2022 é motivo para comemoração, mas é preciso reforçar que este número precisa ser ainda maior.

Em apenas um mês deste ano, o número de doações superou o de transfusões”, lembrou, acrescentando a importância de se tornar um doador voluntário periódico.

Os homens podem doar com um intervalo de dois meses, e as mulheres precisam de um intervalo de três meses entre as doações”, informou Lula.

Núcleo de Hemoterapia atende seis hospitais

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda atende seis hospitais. O próprio Hospital São João Batista (HSJB), onde funciona; o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado); além de um hospital privado no município. E ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios.

A captação de doadores é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. Não é necessário o agendamento para a realização da doação e nem estar em jejum. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3339-4242 (ramais 325 e 326).

Pode doar qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis; é necessário estar em boas condições de saúde; e aguardar dois dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac, e sete dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.

Deixe seu comentário