Portal da Cidade Vassouras

ITATIAIA

Bombeiros retomam buscas por desaparecidos após cabeça d'água em Itatiaia

Ela começou no alto do Parque Nacional do Itatiaia e desceu para a área conhecida como Paraíso Perdido.

Publicado em 21/01/2019 às 05:30
Atualizado em

Bombeiros retomam buscas após tromba d'água em Itatiaia (Foto: Rose Gomes/TV Rio Sul)

O Corpo de Bombeiros de Itatiaia, RJ, retomou na manhã desta segunda-feira (21) as buscas após uma cabeça d'água em Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, no fim da tarde de domingo (20). O fato aconteceu na área conhecida como Paraíso Perdido, local turístico onde moradores e turistas costumam se banhar. Os bombeiros informaram que um helicóptero da corporação será enviado para auxiliar nas buscas aéreas.
A primeira informação da Polícia Militar (PM), na noite de domingo, era de que oito pessoas tinham sido levadas pela correnteza. Porém, na coletiva de imprensa na manhã desta segunda, o comandante do Corpo de Bombeiros informou que até o momento há apenas uma pessoa desaparecida. Trata-se de Júlia Machado Miranda, de 18 anos.
Um corpo foi retirado do rio na noite de domingo. A vítima foi identificada como José Soares, de 55 anos. Ele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Resende. Ainda não há informações sobre velório e enterro.
A chuva aconteceu nas proximidades do abrigo Rebouças, que fica bem perto da nascente do Rio Campo Belo, e durou aproximadamente duas horas (veja vídeo abaixo).
Foi uma chuva muito forte, muito intensa com bastante granizo e um volume muito grande de água. Para quem não conhece lá em cima, lá tem um solo raso e muitas pedras, então a água não penetra, ela bate no solo e forma uma enxurrada rapidamente e escorre para o rio. Foi por isso que ocorreu a cabeça d’água no Rio Campo Belo. Lá embaixo o tempo estava bom, sol e o pessoal não soube da chuva lá em cima, porque essa chuva foi muito isolada. A tragédia só não foi maior, porque a cabeça d'água chegou tarde lá embaixo, por volta das 18h. Muitos banhistas já tinham ido embora, porque como foi às 14h a chuva, demorou para chegar lá embaixo,’’ explicou Fabio Chaves de Carvalho, condutor de visitantes do Parque Nacional do Itatiaia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o volume de chuva foi de 10 a 15mm. A área do Paraíso Perdido não conta com alertas sonoros sobre tromba ou cabeça d'água. "A gente foi descendo e ouviu a gritaria aqui na frente. Disseram que tinha uma menininha sendo arrastada, eu achei que estava se afogando, quando eu cheguei lá eu vi que a água tinha subido muito rápido, a gente voltou para ter noção da situação e já tava levando muita gente, muita gente que estava na beira conseguiu sair a tempo’’, disse Marcio Ramos que estava no meio das pessoas no momento da tragédia.
Em nota, a prefeitura disse que se solidariza com os familiares neste momento de perda e dor, e dispõe no local de uma equipe da Guarda Municipal e Defesa Civil para informações. Quem tiver parente ou amigo que esteja desaparecido pode fazer contato com a Polícia Militar, através do telefone 190, ou com o Corpo de Bombeiros, através do 193.
Cabeça d'água e tromba d'água
Diferente do fenômeno conhecido como tromba d’água, que é um tornado que acontece tanto na água salgada quanto na água doce, a cabeça d’água acontece depois de uma chuva forte que aumenta o nível do rio e provoca enxurrada por conta do fluxo de água. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Deixe seu comentário