Portal da Cidade Vassouras

Conexão de Internet

Você sabe como funciona e quais são as vantagens da fibra óptica?

A internet via fibra é considerada hoje a tecnologia mais moderna e rápida quando falamos em conectividade a fibra óptica veio para revolucionar.

Publicado em 28/11/2020 às 23:00
Atualizado em

Você sabe como funciona e quais são as vantagens da fibra óptica? Já (Foto: Imagem retirada da Internet)

Já há alguns anos a internet via fibra óptica vem ganhando espaço na vida dos brasileiros. Considerada hoje a tecnologia mais moderna e rápida quando falamos em conectividade, a fibra óptica veio para revolucionar a transmissão de dados. 

Transmitindo informações através da luz, ela é mais rápida e estável do que as redes de cabos telefônicos, permitindo que os fios deem conta de um volume muito maior de dados. Na busca por uma internet de alta qualidade de velocidade muitas pessoas têm trocado suas conexões via redes de cabos telefônicos e investido cada vez mais na fibra óptica.

Mas você sabe como ela funciona e quais são suas vantagens em relação as outras redes? Nesse artigo vamos te mostrar tudo isso e mais um pouco. Continue conosco.

Os cabos de fibra óptica 

Você já imaginou como é um cabo de fibra óptica por dentro? A fibra óptica é feita de vidro e protegida por várias camadas que fazem parte da estrutura essencial do cabo. No centro de tudo fica o núcleo, que é onde realmente acontece a transmissão dos dados. É a parte mais fina de todas e totalmente feita de vidro. 

Em volta dela existe uma camada de refração, que é responsável pela propagação de todos os feixes de luz, evitando que existam perdas pelo caminho. Acima da refração existe o revestimento interno e as fibras de fortalecimento, que tem como função evitar que a luz natural atinja as fibras de vidro e isolar todos os impactos externos possíveis, evitando que as camadas mais frágeis se quebrem. 

Por fim, os cabos são revestidos por uma camada de plástico. Ela é quem fica exposta e evita os desgastes naturais ou provocados pelo tempo. Essas proteções ao núcleo possuem também isolamento de ondas eletromagnéticas, evitando qualquer interferência, permitindo que a internet seja distribuída sem oscilação ou falhas de sinal. 

As fibras de vidro têm o diâmetro na casa dos microns. Um micron é uma unidade de medida no sistema métrico equivalente a um milionésimo de metro. Elas podem transmitir 2,5 milhões de chamadas telefônicas. Para chegarmos a esse mesmo número com os convencionais fios de cobre, ele precisaria chegar aproximadamente aos 6 metros de diâmetro, além de consumir uma quantidade absurda de energia. 

Na fibra óptica os dados são transferidos com o auxílio de conversores integrado aos transmissores que transformam o sinal em luz, e em dados novamente no final da jornada. A luz viaja através dos fios de vidro e, de forma contínua, reflete no interior dos revestimentos plásticos espelhados, em um processo conhecido como reflexão total interna 

Modelos de fibra óptica 

Dois modelos de fibra óptica são utilizados hoje em dia: o monomodo, por laser, e o multimodo, por led. 

O monomodo é utilizado para longas distâncias, teoricamente a distância entre os dois transmissores pode chegar a 80 quilômetros. Mas, como o nome diz, ele consegue atender apenas um sinal por vez, ou seja, uma única fonte de luz. 

Já o multimodo atinge menores distâncias, garantindo apenas 300 metros de transmissões sem perdas, mas ele possibilita a emissão de vários sinais ao mesmo tempo, e por ser mais em conta, costuma ser utilizado em redes domésticas. 

Quais são as vantagens da fibra óptica? 

A fibra óptica possui inúmeras vantagens em relação as outras redes as quais estamos acostumados como o fio de cobre. Abaixo listamos algumas delas. 

- Velocidade: 

Uma conexão de banda larga hoje de alta velocidade é oferecida com a média de 10 Mbps megabytes por segundo), o que permite downloads a velocidade aproximada de 1,25 MB/s. A fibra óptica chega a velocidade média de 10 Gpbs (gigabytes por segundo), chegando a downloads de 1.280 MB/s. 

Essa diferença tão grande é explicada pelo fato de que, ao transmitir pulsos de luz ao invés de eletricidade, a fibra óptica pode atingir frequências muito maiores do que os fios de cobre com seus sinais elétricos. 

- Qualidade: 

A qualidade do sinal via fibra óptica é muito superior à encontrada nas outras redes. Além de serem feitas de vidro, possuem revestimentos com isolamento eletromagnético, o que evita interferências e preserva a qualidade do sinal. 

Por utilizarem luz ao invés de eletricidade, os finos fios de vidro não superaquecem e não são afetados por fatores ambientais como chuvas e ventos, diminuindo muito também os riscos de interferência. 

- Cobertura: 

A fibra óptica também possui uma área de cobertura muito maior do que os fios comuns. Enquanto os de cobre começam a perder visivelmente a qualidade de sinal depois de 100 metros, a fibra óptica só começa a apresentar sinais de degradação da qualidade depois de 40 quilômetros. 

- Resistência: 

Outra vantagem da fibra óptica é a sua resistência. Embora fios de vidro de espessura de um fio de cabelo pareçam frágeis, eles são feitos com sílica ultrapura, um material extremamente forte, e aguenta altas temperaturas e pressões. Possui ainda resistência a tração de mais de 24 toneladas por centímetro quadrado. 

As fibras ópticas são na verdade muito menos vulneráveis à danos e possuem uma durabilidade mais alta, comparada a fiação de cobre que pode apresentar desgaste por conta da oxidação do seu material. 

- Segurança: 

Com todas essas vantagens a fibra óptica ainda é mais segura do que as outras redes. Como a luz não tem como sair da fiação, interceptar o trânsito de informações de cabos ópticos é bem mais difícil do que nos fios de cobre. Por esse motivo, os dados que navegam pelas redes de fibra óptica ganham uma proteção a mais. Mas é bom lembrar que é mais difícil, mas não impossível hackear fibras ópticas, o contato físico com os cabos possibilita o vazamento de informações. 

Mas e as desvantagens? 

A única desvantagem das fibras ópticas, hoje em dia, é que ela exige um certo grau de investimento. Para aderir a essa nova tecnologia as operadoras precisam investir na instalação de novas redes. Para os consumidores também podem existir gastos a mais, já que a fibra óptica pode exigir novas instalações em residências e estabelecimentos, além de roteadores compatíveis ao sinal óptico. 

Mas com o aumento da demanda das conexões por fibra ópticas esses custos já estão diminuindo. A maior durabilidade do material, tornando a necessidade de manutenção muito menor, e todas a vantagens que ele apresenta frente as outras redes, a longo prazo, todos os gastos que possam existir são completamente compensados pela tranquilidade de um sinal com muito mais qualidade. 

A Zamix já está hoje em várias cidades do sul fluminense e temos a honra de estar iniciando uma parceria, temos certeza, de sucesso. Acesse, clicando no link abaixo, umas de suas redes sociais e conheça mais desta empresa empreendedora e que cresce, inovando e se reiventando a cada dia. Seja bem vinda Zamix, Livia, a família Portal da Cidade.

https://www.facebook.com/ZamixMultiPlay

 

Deixe seu comentário