Portal da Cidade Vassouras

AUTOCUIDADO

Relacionamento consigo mesmo, entenda como prezar por você mesmo

Primeiro cuide de você para poder ter outros relacionamentos saudáveis.

Publicado em 07/06/2022 às 18:00

Relacionamento consigo mesmo, entenda como prezar por você mesmo (Foto: Divulgação)

Para ter relacionamentos interpessoais saudáveis, é muito importante que tenha um bom relacionamento com você mesmo.

Veja algumas coisas que podem ajudar a melhorar seu relacionamento consigo mesmo:

 Autocuidado

Como você tem cuidado de você mesmo? Tem se alimentado bem? Dorme o suficiente? Faz exercícios físicos? A terapia está em dia? É muito importante dedicar tempo para si mesmo, para a mente e corpo, pois assim poderá investir em outros relacionamentos.

    Se permita fazer coisas que lhe dão prazer

Você tem feito coisas que realmente gosta e lhe dão prazer? Ir À praia, ao cinema, sair com os amigos, ficar em casa assistindo a série que ama? É comum as pessoas dedicarem o fim de semana para fazer as coisas que gostam, mas muitas não se permitem isso, ocupam o tempo com outras tarefas externas e não se lembram do que faz bem para ela.

Tente organizar um tempo durante a semana para investir em você e em tudo que te dar prazer, assim aumentará a sua qualidade de vida e os relacionamento com outras pessoas.

Por exemplo, você é um disponivel uol e acha que não está realizando tanto as coisas que gosta, que te fazem feliz, é interessante que reflita no que está investindo seu tempo e o que você pode mudar para ser mais feliz.

    Aprenda a dizer não

Muitas pessoas acham que para ser aceitas, agradáveis e queridas por outras pessoas devem dizer “sim” para tudo, mesmo quando desejam dizer “não”. Seja por não poder ou por apenas não querer, e assim desrespeitam as próprias vontades tentando agradar outras pessoas.

Porém, dizer “não” precisa deixar de ser algo explicativo, é algo libertador e você não deve e não conseguirá agradar a todos, então respeite suas vontades e desejos, seja sincero e honesto com suas vontades, disponibilidades e ideias.

    Autocompaixão

Autocompaixão não significa ter dó de si mesmo ou apenas focar e valorizar os pontos positivos. Mas sim uma forma de se relacionar consigo mesmo de forma gentil e aceitando os pontos fortes e fracos que tem.

Ter autocompaixão é entender que as experiências que você vive é composta por erros e acertos, sem precisar julgar com severidade e dureza. Ou seja, não seja tão rígido com você mesmo e muito menos se cobre tanto. Aceite quem você é, se ame dessa forma, mude de ideias e pensamentos se te fazer bem e não causar mal ao próximo, pois só você pode realizar isso para si e é a melhor pessoas para isso. 

Fonte:

Deixe seu comentário