Portal da Cidade Vassouras

PROFISSÃO

PROFISSÃO EDITOR DE VÍDEO: Como ser um especialista em edição de vídeos

A profissão editor de vídeo é uma entre as que mais cresceram nos últimos anos. Saiba mais.

Publicado em 01/07/2021 às 05:00

Profissão Editor de Vídeo: Como ser um especialista em edição de vídeos (Foto: Divulgação)

Profissão Editor de Vídeo: Como ser um especialista em edição de vídeos (Foto: Divulgação)

Profissão Editor de Vídeo: Como ser um especialista em edição de vídeos (Foto: Divulgação)

A profissão editor de vídeo é uma entre as que mais cresceram nos últimos anos. Saiba como ser um especialista em edição de vídeo.

Conforme a tecnologia avança, a demanda por determinados profissionais aumenta, como é o caso da profissão editor de vídeo. Saiba o que faz e como ser um especialista em edição de vídeos a seguir.

O que faz um editor de vídeo?

Um editor de vídeo é um profissional que trabalha com a produção de conteúdo audiovisual.

Para desenvolver suas atividades, o editor de vídeo precisa contar com a criatividade, buscar referências, estar constantemente atualizado e dominar os diferentes softwares disponíveis no mercado.

Para criar seus projetos, este profissional utiliza um aplicativo para editar vídeo, que é um programa com diferentes ferramentas e recursos.

Neste software, o editor de vídeos vai aplicar suas ideias, para unir, recortar e organizar as cenas de uma gravação, para que o projeto final esteja de acordo com o esperado.

Onde um editor de vídeo pode trabalhar?

Atualmente, o editor de vídeo é um profissional que pode trabalhar em diversas áreas e tipos de empreendimento.

Para começar, o editor de vídeo pode atuar na produção de materiais promocionais, como vídeos empresariais, peças publicitárias e demonstrativos de produtos.

Se você quer ser um especialista em edição de vídeos, pode também trabalhar na captação e edição de imagens de eventos, como casamentos, festas e inaugurações.

Por fim, uma área relativamente nova, mas muito rentável, é a edição de vídeo para redes sociais.

Hoje, um especialista em edição de vídeos consegue ter uma boa demanda de trabalho editando produções para o YouTube, Instagram e Facebook.

Em todos esses casos, o editor de vídeo pode trabalhar por conta própria, com contratos de curta duração, ou como fixo de uma empresa de audiovisual.

Existem até cidades oferecendo vagas de concursos públicos para os profissionais de edição de vídeo.

Como ser um especialista em edição de vídeos em 3 passos

Se a ideia for se tornar especialista em edição de vídeos, saiba que o caminho não exige um diploma universitário – mas necessita de muita dedicação e vontade de aprender.

A seguir, veja como ser um especialista em edição de vídeos em 3 passos:

Pratique técnicas de edição

Em uma profissão em que não se exige um diploma universitário para trabalhar, o que diferencia um editor de vídeo do outro é a qualidade de seus projetos.

Por isso, quem quer ter a profissão editor de vídeo, precisa praticar técnicas de edição para criar produtos atrativos e capazes de atingir os objetivos.

Para esse treino, você vai precisar de um software de edição. Quem está começando, deve focar em programas que tenham uma ótima usabilidade.

Além disso, vale também praticar em softwares gratuitos de edição de vídeo, para que você não precise investir muito para ganhar experiência.

Uma das melhores opções grátis é o Wondershare Filmora, que conta com recursos de edição profissionais, como os ajustes de cores, as transições de vídeo e até a animação de elementos na tela.

É uma ótima forma de aprender técnicas de edição, em um ambiente fácil e intuitivo de usar, com qualidade profissional.

Crie um portfólio e divulgue seus projetos

Nas áreas criativas, os profissionais apresentam seus trabalhos em um portfólio, que pode tanto ser um site próprio, como uma conta em redes sociais.

No caso de um especialista em edição de vídeos, a dica é utilizar plataformas como o YouTube para disponibilizar os trabalhos que você desenvolver.

Assim, quando precisar, é só enviar o link para um potencial cliente, que poderá ver o seu trabalho.

E, se você quiser focar em projetos para YouTubers, vale criar uma conta no site, estudar sobre como aumentar o número de inscritos, para ganhar relevância e chamar a atenção dentro da rede.

Não pare de estudar

Em algumas áreas, o profissional que deseja se destacar, precisa estar em constante atualização. Esse é o caso da profissão editor de vídeo.

Por isso, mesmo que você ganhe experiência nas suas práticas com o passar do tempo e evolua nas técnicas de edição, não deixe de continuar estudando.

Dessa forma, você estará sempre atualizado em relação às demandas do mercado, o que dará mais oportunidades profissionais.

O mercado de produção de vídeos

Nunca houve um melhor momento para ser um especialista em edição de vídeos.

Com plataformas de sucesso como o YouTube, e a chegada de aplicativos como o TikTok, que em dezembro passado ultrapassou o WhatsApp em downloads, é fácil perceber que há uma enorme demanda para produtores de conteúdo.

E a tendência é que essa demanda só cresça – afinal, cada vez mais consumimos produtos audiovisuais.

Por isso, se você pensa em se tornar um especialista em edição de vídeos, pratique, estude e comece a divulgar seus projetos.

Essa profissão tem tudo para render bons frutos para quem optar por ela.

Fonte:

Deixe seu comentário