Portal da Cidade Vassouras

Voltaço

Voltaço pode voltar à Série B

Titanic, Zidane, celular tijolão, fax... como era o mundo na última vez que o Voltaço disputou a Série B do Brasileiro em 1998

Publicado em 17/09/2022 às 08:00
Atualizado em

Voltaço pode voltar à Série B (Foto: Reprodução G1 )

Mais de duas décadas. Para ser mais preciso, 24 ANOS! Este é o tempo em que o Volta Redonda está longe da Série B do Campeonato Brasileiro.

Restam apenas duas rodadas para a definição da Série C de 2022 e a conta é simples: o Voltaço precisa ganhar os dois jogos, nos próximos fins de semana, para conquistar o tão sonhado acesso.

Neste longo período, o Volta Redonda nunca esteve tão perto de retornar para a segunda divisão do futebol brasileiro.

De lá para cá, muita coisa mudou no Brasil e no mundo. Você se lembra de como eram as coisas no ano de 1998?

Titanic

Em janeiro, bombava no mundo inteiro o clássico dos cinemas que levaria Leonardo Di Caprio e Kate Winslet ao estrelato. Titanic conta a história de amor entre Jack e Rose no transatlântico que naufragou no caminho de Southampton, no Reino Unido, até Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O filme bateu recordes de bilheteria, teve faturamento de mais de U$ 1 bilhão e levou 11 estatuetas do Oscar, incluindo de melhor filme e melhor diretor, para James Cameron.

Diante de tanto sucesso, uma dúvida sempre permaneceu no (m)ar: afinal de contas, tinha ou não tinha espaço pro Jack naquela porta boiando?

Por falar em Titanic...

Em 1998, Celine Dion surfava a onda do filme e brilhava com a interpretação da canção "My Heart Will Go On". Quem também estava em alta na época era Britney Spears, que lançava a icônica "Baby One More Time" e ganhava o topo das paradas no mundo inteiro.

Quer se sentir mais velho? Beyoncé ainda fazia parte do grupo Destiny's Child e Ivete Sangalo era vocalista da Banda Eva.

Se chegar até os Estados Unidos não rolou pro Titanic, a missão foi cumprida com sucesso por Beto Jamaica, Compadre Washington, Jacaré, Sheilla Carvalho e Scheila Melo: É o Tchan "deu o nome" no Hawaí.

Vale tudo "Por Amor"?

No horário nobre da TV, a Helena da vez abria mão do próprio filho para colocá-lo no lugar da criança que a filha Eduarda perdeu no parto. Lembra dessa? "Por Amor", Manoel Carlos emocionava o Brasil com mais uma história de sucesso na TV.

No meio do ano, a novela passou o bastão para Torre de Babel, do inesquecível personagem Jamanta. Alguém lembra quem explodiu o shopping?

O nascimento de estrelas

O Volta Redonda jogou a Série B de 1998 inteirinha e Kylian Mbappé ainda não tinha nascido. O craque do PSG e da seleção francesa veio ao mundo no dia 20 de dezembro. Outra famosa que nasceu neste ano foi Sasha, filha de Xuxa e do ator Luciano Szafir.

Brilho de Zidane na França

Já que falamos de futebol, de francês... vem aí um assunto meio chato, mas que é preciso mencionar: em 1998, a França era campeã do mundo sobre o Brasil, na época, ainda com quatro estrelas na amarelinha. A derrota na final teve show de Zidane, eleito o melhor jogador do mundo na temporada.

Vasco no topo da América

No futebol, o Corinthians chegava ao seu segundo título brasileiro, enquanto o Palmeiras levantava o troféu da Copa do Brasil. No mesmo ano, o Vasco conquistava a América com o título da Libertadores e viria a perder para o Real Madrid na final do Mundial.

Na Fórmula 1...

Falando em esporte, o finlandês Mika Hakkinen vencia a temporada da Fórmula 1, à frente do alemão Michael Schumacher, que ainda tinha apenas dois dos seus sete títulos mundiais.

Rubinho Barrichello, pela Stewart, Pedro Paulo Diniz, pela Arrows, e Ricardo Rosset, pela Tyrrell, eram os brasileiros no grid.

Tijolão, orelhão...

Item raro na época, o celular era exatamente assim: enormes, recursos limitados e poucas pessoas para falar. Ainda demorou bastante para o aparelho ficar popular. E se comparar com os smartphones atuais, talvez seja uma das mudanças mais impactantes nestes 24 anos.

A transmissão por fax ainda era comum. Outro meio de comunicação que bombava na época eram os orelhões, que faziam parte do ambiente urbano e ainda perdurou durante bastante tempo.

Em 1998, o Google ainda dava os primeiros passos.

FHC e o plano real

Em 1998, Fernando Henrique Cardoso foi reeleito presidente do Brasil. A moeda no país já era o real, ainda em seus primeiros anos, já que entrou em circulação em 1994.

Depois da reeleição de FHC, o Brasil passou por cinco eleições presidenciais: foi governado por oito anos por Lula, seis por Dilma e dois por Temer, até a atual gestão de Bolsonaro.

Nem tudo está diferente...

Muita coisa mudou desde que o Voltaço disputou a Série B pela última vez, mas a história também se repete. Sabe quem era o prefeito de Volta Redonda em 1998? Antonio Francisco Neto. Ele mesmo.

E quer saber mais? Neto também já foi presidente do Voltaço na década de 1980.

Com informações do G1 Sul Fluminense e Costa Verde:

https://ge.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/futebol/brasileirao-serie-c/noticia/2022/09/16/titanic-zidane-celular-tijolao-fax-como-era-o-mundo-na-ultima-vez-que-o-voltaco-disputou-a-serie-b-do-brasileiro.ghtml

Fonte:

Deixe seu comentário