Portal da Cidade Vassouras

CLIMA

Vegetação amanhece 'pintada' de branco no Parque Nacional do Itatiaia

Fenômeno chamado needle ice (agulha de gelo) foi registrado a 2.450m de altitude. Termômetro não oficial marcou -1,2° às 8h24.

Publicado em 06/06/2023 às 10:00

Termômetro marca -1,2º no Parque Nacional do Itatiaia (Foto: Reprodução/Demilson Rodrigues)

Um fenômeno chamado needle ice (agulha de gelo) mudou a paisagem no Parque Nacional do Itatiaia (RJ) na manhã desta terça-feira (6). A vegetação amanheceu "pintada" de branco a 2.450 metros de altitude, próximo ao Posto Marcão, no início da trilha Cinco Lagos. O registro foi feito pelo guia Demilson Rodrigues, às 8h24. Neste horário, um termômetro não oficial marcou -1,2°C. A Climatempo informou que needle ice acontece "quando a temperatura do solo está acima de 0°C e a temperatura do ar, logo acima da superfície, é menor do que 0°C". O instituto explicou que as agulhas são formadas por conta de uma propriedade física chamada capilaridade. Isto é, quando "a água do solo sobe à superfície e congela". Estação marcou -8,8ºC A Estação de Campo Belo, também não oficial, registrou -8,8°C por volta de 6h20. Ela fica mais abaixo, a cerca de 1,3km de onde ocorreu o sincelo. Duas horas depois, a temperatura subiu e chegou a 3,3°C. De acordo com William Siqueira, administrador da estação, o motivo desse aumento tão rápido é devido ao sol. "A hora que o sol sai a temperatura já dispara. Isso é bem comum lá", afirmou ele.

Um fenômeno chamado needle ice (agulha de gelo) mudou a paisagem no Parque Nacional do Itatiaia (RJ) na manhã desta terça-feira (6). A vegetação amanheceu "pintada" de branco a 2.450 metros de altitude, próximo ao Posto Marcão, no início da trilha Cinco Lagos.

O registro foi feito pelo guia Demilson Rodrigues, às 8h24. Neste horário, um termômetro não oficial marcou -1,2°C.

A Climatempo informou que needle ice acontece "quando a temperatura do solo está acima de 0°C e a temperatura do ar, logo acima da superfície, é menor do que 0°C".

O instituto explicou que as agulhas são formadas por conta de uma propriedade física chamada capilaridade. Isto é, quando "a água do solo sobe à superfície e congela".

Estação marcou -8,8ºC

A Estação de Campo Belo, também não oficial, registrou -8,8°C por volta de 6h20. Ela fica mais abaixo, a cerca de 1,3km de onde ocorreu o sincelo.

Duas horas depois, a temperatura subiu e chegou a 3,3°C. De acordo com William Siqueira, administrador da estação, o motivo desse aumento tão rápido é devido ao sol.

"A hora que o sol sai a temperatura já dispara. Isso é bem comum lá", afirmou ele.

Deixe seu comentário