Portal da Cidade Vassouras

BARRA MANSA

Prefeitura interdita empresa que guardava pedaços de corpos

Material encontrado seria utilizado em universidades para pesquisa científica e estudos.

Publicado em 20/03/2018 às 02:16

Pedaços de corpos estavam em tonéis em depósito de Barra Mansa (Foto: Divulgação/Inea)

Agentes da Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Barra Mansa, RJ, estiveram nesta segunda-feira (19), no bairro Vila Ursulino para lacrar e interditar a empresa OPX Ambiental, responsável pelo armazenamento de resíduos hospitalares. Uma norma proíbe a instalação desse tipo de empresa em áreas residenciais.

Na sexta-feira (16), uma operação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa apreendeu parte de corpos humanos em meio a lixo hospitalar.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, crânios humanos, pés, pernas, pulmões, mãos, braços e parte de tecidos estavam em tonéis no depósito da empresa OPX Ambiental, na Vila Ursulino.

A ação aconteceu após denúncias de moradores de que o local apresentava cheiro forte, presença de ratos, insetos e uma movimentação diferente. Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a empresa, que seria responsável por recolher e descartar lixo hospitalar de forma sustentável, guardaria os resíduos de maneira irregular.

O material seria utilizado em universidades para pesquisa científica e estudos. Porém, segundo o Secretário de Meio Ambiente, Roberto Beleza, “a empresa não tem licença para armazená-lo”, afirmou em nota.

A secretaria informou ainda que a OPX Ambiental não apresentou recurso quanto a decisão, logo o órgão determinará o encerramento das atividades. A empresa foi multada em quase R$ 10 mil.

O caso é investigado pela 90ª Delegacia de Polícia (Barra Mansa).

Deixe seu comentário