Portal da Cidade Vassouras

CSN

Pó preto que sai da CSN é atraído por ímã e preocupa moradores de Volta Redonda

Eles alegam sofrer prejuízos ambientais e para saúde causados pela emissão do pó, que tem malha de ferro misturado com poeira.

Publicado em 13/07/2018 às 02:54

Pó preto que sai da CSN é atraído por ímã e preocupa moradores de Volta Redonda (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Moradores de Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, continuam reclamando de um pó preto que está saindo da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Eles alegam sofrer prejuízos ambientais e para saúde causados pela emissão do pó. O morador Frederico Griman fez um teste com o material e observou que ele é atraído por um ímã.

Griman vive no bairro São João e recolheu um pouco da poeira preta e o colocou em cima de um papel, e passou um ímã embaixo. “É uma mistura de poeira com malha de ferro. Nesse teste mostra que tem mesmo ferro, pois o pó é atraído pelo ímã. É só Física”, disse. 

A qualidade do ar e o tipo de pó que tem chegado a casa dos moradores é motivo de preocupação. "Esse é o material que vem sido despejado pela cidade, aparentando não ter o menor cuidado. E é frequente. E olha que essa não é uma região que cai muito pó na cidade. Existem áreas que são mais precárias", desabafou.

Ele e outros moradores estão assustados com o que esse material pode causar a saúde. "E não dá pra saber quanto disso a gente absorve, na nossa respiração, o quanto disso que contamina o nosso ar, nossos alimentos, nossa água", lamentou Frederico.

Por nota, a CSN informou que faz o monitoramento da qualidade do ar e que nas últimas semanas não houve variação entre os parâmetros regular e bom, e que faz tudo isso com o acompanhamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Até a publicação desta reportagem, o Inea não havia emitido uma resposta sobre o assunto.

Deixe seu comentário