Portal da Cidade Vassouras

EVENTO

Paraty lança festival gastronômico que traz cultura, tradição e sustentabilide

Tema desta primeira edição são as pancs, plantas comestíveis não convencionais.

Publicado em 22/10/2019 às 01:00

Bel Coelho é uma das chefs mais renomadas do país (Foto: Reprodução/Facebook)

As ruas do Centro Histórico de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, vão receber de quinta-feira a domingo (24 a 27) a primeira edição do Festival Gastronômico da cidade. O tema desta primeira edição são as pancs, plantas comestíveis não convencionais.

Serão quatro dias de oficinas, debates, concursos com a participação de chefs e dos principais restaurantes da cidade, além de música ao vivo e exibição de filmes na praça.

O evento terá a participação de chefs renomados, como Bel Coelho, Rafael Bocaina, Raul Godoy, entre outros nomes importantes da gastronomia nacional e regional.

A programação estará concentrada em dois pontos pela cidade. A Casa da Cultura terá rodas de conversas e palestras e o entorno da Igreja Matriz vai receber uma arena gastronômica com "paneladas", aulas e shows, além de exibição de documentários, curtas metragens, entre outras mostras sobre o tema.

Além da programação oficial, os restaurantes participantes do circuito trarão em seus menus pratos elaborados especialmente para o festival. O evento também vai abrir espaço para a cultura paratiense, com feiras e pontos de venda de comidas de produtores locais, artesãos tradicionais e chefs da região.

O festival passa a fazer parte do calendário cultural da cidade. A ideia é estimular a prática de cozinhar pensando na sustentabilidade, incentivando uma relação harmoniosa com a natureza e o resgate de técnicas tradicionais na culinária.

A organização promete diminuir os impactos em relação à produção de lixo durante o festival. Todos os talheres utilizados serão biodegradáveis, os copos reutilizáveis, haverá coleta seletiva de lixo e compensação de carbono produzido no período do evento.

A curadoria da primeira edição do Festival Gastronômico de Paraty é de Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia e que estuda há mais de 10 anos botânica prática, taxonomia, plantas nativas da Mata Atlântica, frutíferas e plantas alimentícias não convencionais com foco na gastronomia.

Serviço :

  • O que: Festival Gastronômico de Paraty
  • Quando: de quinta-feira a domingo
  • Quem pode: classificação livre
  • Quanto: de graça, exceto os pratos vendidos no circuito
  • Onde: Centro Histórico de Paraty

Deixe seu comentário