Portal da Cidade Vassouras

ANGRA DOS REIS

Mais de 10 mil vagas de trabalho fecharam nos últimos três anos em Angra

Mais de 10 mil vagas de trabalho fecharam nos últimos três anos em Angra dos Reis

Publicado em 18/04/2019 às 23:00

Em Angra dos Reis, mais de 10 mil vagas de trabalho fecharam nos últimos três anos (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Nos últimos três anos, mais de 10 mil vagas de trabalho se fecharam em Angra dos Reis. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged, a perca acumulada representa cerca de 40% dos empregos existentes atualmente na cidade.

As vagas fechadas entre março de 2016 e fevereiro de 2019. O comércio é um dos setores afetados. Pelas ruas do Centro é comum notar que muitos estabelecimentos estão com as portas fechadas e placas de venda e aluguel.

"Até 2014 você ficava aguardando a oportunidade de alugar um ponto comercial. Hoje, dependendo da sua atividade você pode até escolher entre uma opção ou outra no setor comercial", disse o corretor de imóveis Mário Márcio da Costa Lemos.

O setor de construção naval também está entre os mais afetados. O estaleiro Brasfels por exemplo, já foi um dos maiores empregadores da cidade e chegou a ter 12 mil funcionários. Atualmente o número caiu e o estaleiro tem apenas 1,2 mil empregados.

A cidade viveu durante muito tempo em cima de um setor produtivo que era o estaleiro. Com a perda da mão de obra que saiu do estaleiro, a cidade não teve como alocar a mão de obra e a situação do município como um todo piora. Mas a gente está trabalhando intensamento junto com as autoridades para que gente possa trazer algum efetivo que possa ajudar no crescimento e desenvolvimento da cidade”, explicou o presidente da CDL de Angra, Valter Ornelas.

A expectativa do sindicato é positiva. "Buscar novas licitações pra que novos postos de trabalho possam surgir e amenizar essa demanda que está a cada dia aumentando", disse o diretor executivo do sindicato dos metalúrgicos Manoel Vieira Sales.

Deixe seu comentário