Portal da Cidade Vassouras

VIA DUTRA

Falta de manutenção nos veículos pode causar acidentes

Em 2018, foram registradas aproximadamente 23 mil ocorrências envolvendo panes em veículos, no trecho da Via Dutra que corta o Sul do Rio de Janeiro.

Publicado em 10/02/2019 às 02:05

Falta de manutenção nos veículos pode causar acidentes (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Para pegar a estrada, é fundamental fazer a revisão do carro para não ter surpresas desagradáveis no caminho. Segundo a NovaDutra, concessionária que administra a rodovia, no último ano foram registradas aproximadamente 23 mil ocorrências envolvendo panes em veículos, no trecho da Via Dutra que corta o Sul do Rio de Janeiro.

A observação ao código de trânsito já começa em casa, antes mesmo de sair com seu veículo. É importante demais fazer a revisão prévia dos pneus, dos freios, dos equipamentos obrigatórios em geral”, auxiliou o Policial Rodoviário Federal (PRF), Carlos Carvalho.

A pane mecânica lidera o ranking dos atendimentos prestados, com quase 15 mil ocorrências. Depois estão os veículos com pneus furados com mais de três mil ocorrências. Já as panes secas representam cerca de 1.800 casos. Em seguida, vêm o superaquecimento do motor, bateria descarregada e pane elétrica.

No início do mês, uma menina, de 7 anos, morreu e a mãe ficou gravemente ferida após o carro em que a família estava se envolver em um acidente. Segundo testemunhas, o pneu de um caminhão estourou e a mulher não conseguiu parar a tempo.

No trecho do Sul do Rio estamos vendo muitas ocorrências em relação a freios na Serra das Araras, em Piraí, onde há pneus em todo o trecho. Principalmente veículos de carga, que muitas vezes têm problemas com pneus e lançam pedaços dos mesmos em outros veículos, até mesmo em pedestres. A revisão se torna ainda mais importante para prevenir acidentes que vão envolver outras vítimas”, completou o PRF.

O instrutor de direção defensiva, Harley Ribeiro, dá dicas caso o veículo tenha algum tipo de pane. “Liga o alerta e coloca o triângulo a 30 passos do veículo parado. O objetivo da sinalização é que a pessoa veja a sinalização antes de ver o carro, pro condutor ter o tempo hábil de reduzir. É interessante também, por uma questão de segurança, ainda que seja uma simples troca de pneu, acionar a concessionária pra que ela possa sinalizar junto com você”, disse o instrutor.

Deixe seu comentário