Portal da Cidade Vassouras

EVENTO

Evento 'Flauta de Outono', em Resende, homenageia o poeta Raimundo Correia

Sarau e palestra acontecem na sexta-feira (24), na Biblioteca Pública Jandyr Cesar Sampaio, a partir das 15h.

Publicado em 24/05/2019 às 07:00

Evento 'Flauta de Outono', em Resende, homenageia 160 anos do poeta Raimundo Correia (Foto: Divulgação)

Uma homenagem aos 160 anos de nascimento do poeta Raimundo Correia será realizada na Biblioteca Pública Jandyr Cesar Sampaio em Resende, RJ. O evento “Flauta de Outono” acontece na sexta-feira (24), a partir das 15h. Palestra e sarau fazem parte das atividades para o público aprender sobre a vida do artista.

A palestra será ministrada pelo professor e Mestre em Literatura Brasileira, Rosel Ulisses de Vasconcelos. O palestrante apresentará informações sobre a relação de Raimundo Correia com a história de Resende. Ao final da palestra, o público poderá acompanhar um sarau com alguns dos mais belos e importantes trabalhos do poeta, como elementos dos seus livros Primeiros sonhos (1879) e Sinfonias (1883) e um dos mais conhecidos sonetos da língua portuguesa, “As pombas”. Esses e muitos outros trabalhos fizeram com que Raimundo Correia ocupasse um lugar de destaque na poesia brasileira.

A entrada é gratuita e para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do telefone (24) 3354-5031. A Biblioteca de Resende funciona na Praça do Centenário, nº 37, no Centro.

História do poeta

Raimundo Correia nasceu em 13 de maio de 1859 no navio brasileiro São Luís, ancorado na Baía de Mogúncia, no Maranhão. Ele faleceu em Paris, na França, em 13 de setembro de 1911.

O poeta possui fortes vínculos com o município de Resende. Ele foi amigo de Narcisa Amália, o maior nome da literatura resendense. Além disso, casou com a resendense Mariana Sodré, no distrito de Fumaça.

Deixe seu comentário