Portal da Cidade Vassouras

TEMPORAL

Chuva forte causa transtornos em Barra do Piraí e Volta Redonda

Ribeirão do Inferno, que passa pelas duas cidades, transbordou e alagou ruas e casas.

Publicado em 30/11/2022 às 12:00
Atualizado em

Rua alagada no distrito da Califórnia, em Barra do Piraí (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

A forte chuva que atingiu o Sul do Rio de Janeiro na noite de terça-feira (29) causou transtornos em Barra do Piraí e Volta Redonda. As informações são da Defesa Civil.

Barra do Piraí

Em Barra do Piraí, o Ribeirão do Inferno transbordou. A água alagou ruas e invadiu casas no distrito da Califórnia, que faz divisa com Volta Redonda. 

Segundo a Defesa Civil da cidade, por volta de 10h desta quarta-feira (30), os níveis de todos os rios que cortam a cidade estavam em redução. Mais cedo, o órgão havia alertado para uma elevação, principalmente do Rio Piraí.

Equipes de diversas secretarias da cidade estão nas ruas do distrito desde a manhã desta quarta-feira (30) contabilizando os estragos causados pela chuva e, também, realizando a limpeza das vias.

Até a publicação desta reportagem, a Defesa Civil não havia informado os números de desabrigados e desalojados.

Volta Redonda

Já em Volta Redonda, a Defesa Civil informou que foram registradas 12 ocorrências. Uma delas foi o transbordamento do Ribeirão do Inferno, que também alagou ruas dos bairros Dom Bosco e São Sebastião. Os dois bairros são vizinhos ao distrito da Califórnia.

No bairro Dom Bosco, a água invadiu a Unidade Básica de Saúde (UBS). O posto está fechado nesta manhã para limpeza.

No bairro Mariana Torres, um barranco caiu por volta de meia-noite e interditou o acesso ao bairro. Às 3h, a via já havia sido liberada.

Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre desalojados ou desabrigados na cidade.

A Defesa Civil disse que a cidade registrou duas pancadas de fortes chuvas, totalizando 92mm em menos de 24h. O órgão informou ainda que o Rio Paraíba do Sul está 30 centímetros acima do nível normal, que é de 3,68 metros nesta época chuvosa.

Desde a manhã desta quarta, agentes da Defesa Civil e da secretaria de Infraestrutura estão nas ruas para limpar e desobstruir as vias atingidas, além de desinfectar algumas casas que foram invadidas pela água. A ação conta com o apoio do Corpo de Bombeiros.

Nunca procure abrigo debaixo de árvores. Observe qualquer alteração estrutural em sua residência. E lembre-se: precisando sair da sua residência por qualquer cenário de ameaça, desligue o gás de cozinha, a rede elétrica, pegue documentos, remédios e busque um local seguro. Acione a Defesa Civil, através do telefone 199”, orientou Rubens Siqueira, coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda.

Deixe seu comentário