Portal da Cidade Vassouras

ELEIÇÕES 2022

Candidatos impedidos pela Justiça tentaram eleger parentes no RJ

Mulheres de Wilson Witzel e de Daniel Silveira ficaram de fora.

Publicado em 03/10/2022 às 10:00
Atualizado em

Witzel, Silveira, Garotinho e Monteiro: sobrenomes presentes nas Eleições 2022 (Foto: Divulgação)

Envolvidos em questões jurídicas que os impediram de participar das Eleições 2022, políticos conseguiram um jeito de preservar seus nomes e propostas no pleito: tentar eleger parentes.

É o caso de Helena Witzel, mulher do ex-governador Wilson Witzel, Roberto Monteiro, pai do ex-vereador Gabriel Monteiro, e de Paola Silveira, mulher do ex-deputado federal Daniel Silveira.

Em comum, além dos sobrenomes dos familiares, eles têm a responsabilidade de seguir com o legado político enquanto os precursores políticos não voltam a poder concorrer.

Helena Witzel

O sobrenome não deixa dúvidas. Trata-se de Helena Witzel, a mulher do ex-governador Wilson Witzel, que tentava se eleger como deputada federal. Os planos do clã era ela na Câmara dos Deputados, em Brasília, e Witzel tentando nova eleição no Rio de Janeiro. Mas no dia 27 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral manteve o ex-governador longe da disputa – ratificando decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) -, de que o ex-governador, alvo de impeachment em 2021, foi condenado por crime de responsabilidade, o que não permite a participação na eleição.

Paola Silveira

Quem também tinha planos de se unir à mulher em Brasília era o ex-deputado federal Daniel Silveira. Ele se candidatando ao cargo de senador, e Paola Silveira, ao de deputada federal. No entanto o TRE-RJ indeferiu sua candidatura após considerar que ele não era ficha limpa – uma vez que foi condenado pelo STF -, e fica inelegível por até 8 anos. Daniel tentou recurso, trabalhou na campanha da mulher – chegou a dizer que a colocaria no seu lugar para concorrer como senadora -, mas não obteve êxito.

Clarissa Garotinho

Apesar de estar na política desde 2008, quando se elegeu vereadora do Rio de Janeiro, é a primeira vez que Clarissa Garotinho segue na política representando o nome da família sem o pai, Anthony, ou a mãe, Rosinha Garotinho, concorrendo ou exercendo algum cargo público.

Clarissa tenta se eleger senadora pelo Rio de Janeiro e segue levando as propostas políticas da família, mas deixou de lado o sobrenome Garotinho, envolvido em investigações da Justiça.

Roberto e Giselle Monteiro - ELEITOS

Antes de ter o seu cargo de vereador cassado no Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro tinha planos de eleger a irmã, Giselle Monteiro, como deputada estadual, e tentar ele mesmo uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Mas com a perda do mandato no dia 18 de agosto e o indeferimento de sua candidatura para o pleito de 2022, Gabriel anunciou seu pai, Roberto Monteiro, para o seu lugar. Segundo Gabriel, o pai "vai continuar seu legado de fiscalizador” até que ele possa voltar.

Conseguiu. Os dois foram eleitos para os respectivos cargos.

Deixe seu comentário