Portal da Cidade Vassouras

RIO DE JANEIRO

Entenda a volta às aulas nas redes estadual e particular no Sul do Rio

Estado só retorna presencialmente em março, com 10% dos alunos.

Publicado em 29/01/2021 às 05:00

Entenda a volta às aulas nas redes estadual e particular no Sul e Costa Verde do Rio (Foto: Imagem ilustrativa retirada da internet)

As escolas estaduais e particulares do Rio de Janeiro estão voltando às aulas em meio à pandemia da Covid-19. Confira a data de retorno na redes:

  • estadual: aulas vão começar dia 4 de fevereiro, apenas de forma remota. A previsão é que, apenas em março, cerca de 10% dos alunos que não têm acesso à internet retornem às aulas presenciais.
  • particular: as instituições estão autorizadas a retomar as atividades no dia 1 de fevereiro. Decisão fica a critério de cada estabelecimento.

Públicas estaduais

Antes de março, os alunos passarão por uma avaliação para saber se os 10 meses da pandemia da Covid-19 causaram algum impacto à aprendizagem do conteúdo.

As atividades terão retorno remoto através de um canal disponibilizado para alunos e professores.

Alunos sem condições de acompanhar de forma online poderão retornar ao sistema presencial em março. Eles serão divididos em cinco grupos, um grupo cada dia da semana, para manter o distanciamento social.

O retorno de 100% dos alunos às salas de aulas está descartado, e os professores do grupo de risco seguirão dando aula de modo remoto.

Particulares

As escolas e creches particulares podem voltar com as aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (1º). Apesar disso, o ensino remoto também estará disponível aos alunos.

Veja regras para retorno das unidades:

  • Aferição de temperatura na chegada;
  • Utilização de máscaras;
  • Distanciamento mínimo;
  • Uso de álcool em gel.

"Seguimos à risca os protocolos sanitários e as medidas de prevenção à Covid", afirmou a diretora da Associação Brasileira de Educação Infantil, Fernanda Cavalcante.

Segundo ela, uma pesquisa feita pela associação apontou que a maioria das escolas retornará às atividades de forma híbrida — ou seja, alunos cujas famílias optarem pela permanência em casa terão aulas remotas, já os estudantes cujos pais decidirem pela volta aos colégios terão aulas presenciais.

"Segundo nossos estudos, quase 70% das famílias preferem a volta às aulas presenciais", finalizou Fernanda.

Deixe seu comentário