Portal da Cidade Vassouras

Museu da Angola

Consulado da Angola visita Vassouras para futura parceria cultural

A proposta é criar um Museu da Angola, que será o primeiro museu dedicado a um país africano na América Latina.

Publicado em 02/06/2018 às 06:28

Representantes da Prefeitura de Vassouras e do Consulado da Angola. (Foto: Gabriel Domingues - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vassouras)

Nos dias 21 e 22 de maio de 2018, Vassouras recebeu a visita de representantes do Consulado Angolano do Rio de Janeiro para conversar sobre uma futura parceria cultural. A proposta é criar um Museu da Angola, que será o primeiro museu dedicado a um país africano na América Latina.

Registos indicam que os primeiros africanos escravizados que chegaram a Vassouras foram os Bantus, da Angola e Manoel Congo, também angolano que é considerado o líder da resistência contra a escravidão no município.

O Cônsul Geral da Angola no Rio de Janeiro, Rosário Gustavo Ferreira de Ceita, a convite do prefeito Severino Dias, visitou Vassouras para conhecer o projeto do Museu da Angola que será instalado na cidade. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Vassouras, junto com outros órgãos que decidiram criar um museu para narrar a história do povo angolano que viveu escravizado em Vassouras pelos Barões do Café, no século XIX.

Em visita a cidade, o Cônsul Geral, conheceu o memorial em homenagem a Manoel Congo. No Centro da Cidadania, foi hasteada a bandeira do Brasil, de Vassouras e da Angola, em homenagem ao povo angolano que tem seu sangue derramado na cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário