Portal da Cidade Vassouras

Vassouras

Justiça de Vassouras afasta Delegado e dois Agentes da Polícia Civil

Justiça de Vassouras afasta Delegado e dois Agentes da Polícia Civil acusados de CONCUSSÃO

Publicado em 12/01/2019 às 22:15

Acusação de Concussão (Foto: https://www.papagoiaba.com/noticias/justica-de-vassouras-afasta-delegado-e-dois-agentes-da-policia-civil-acusados-de-concussao)

Concussão - no art. 316 do Código Penal Brasileiro, é o ato de exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), obteve na 1ª Vara Criminal de Vassouras, decisão favorável à denúncia de concussão apresentada contra o delegado da Polícia Civil Renato Soares Vieira e dois servidores da corporação, Lindemberg de Oliveira Lobo e Eduardo Ciambarella, este último também acusado de falsa identidade.

A denúncia - Inquérito Criminal nº 2017.00513473 - foi instaurada a partir do relato de uma pessoa, que apontou ter sido vítima de concussão praticada pelos três policiais, lotados na 95ª DP de Vassouras.

No depoimento colhido pela Promotoria de Justiça Criminal de Vassouras, a vítima apresentou mídia contendo o áudio da conversa por ele travada com os três agentes públicos denunciados, ocorrida em 18 de maio de 2017, nas dependências da citada delegacia.

Segundo a vítima, que supostamente figura como suspeito da prática de crimes de roubo na mesma Comarca, em 2009, ela foi intimada a comparecer na 95ª DP para prestar esclarecimentos, sendo ameaçada de prisão iminente. Na ocasião, ela foi informada pelos denunciados que tal situação poderia ser revertida com o pagamento de quantia em espécie.

Assim, a análise do áudio inicial, bem como dos áudios posteriores, estes obtidos por meio de interceptações telefônicas autorizadas da Justiça, no curso de operação batizada como ‘Mercado Livre’, demonstra que os denunciados exigiram vantagem indevida da vítima, a pretexto de retardar o andamento das investigações que tramitam em seu desfavor na 95ª DP, deixando de requerer sua prisão.

Tais propostas, inclusive com ameaças, se repetiram em outros encontros, após a primeira conversa, ocorrida em 18 de maio de 2017. Pelo relatado, os três policiais foram incursos nas penas do artigo 316, caput, na forma do artigo 29, do Código Penal, com reclusão de dois a oito anos, e multa.

A denúncia aponta ainda que, em ao menos duas ocasiões, na mesma Comarca de Vassouras, Eduardo Ciambarella atribuiu-se falsa identidade para obter vantagens. Servidor da Polícia Civil, ocupando o antigo cargo de comissário, o denunciado apresentava-se como delegado, com o objetivo de obter prestígio, impor respeito e angariar vantagens através da intimidação de terceiros.

Em sua decisão, a 1ª Vara Criminal de Vassouras, atendendo ao pedido do Ministério Público, determinou a suspensão cautelar provisória dos três policiais de suas funções, a proibição de que os servidores públicos frequentem as dependências da 95ª DP e de que se aproximem da vítima e de seus familiares, devendo respeitar uma distância mínima de 200 metros, sob risco de decretação de prisão preventiva.

Por Jeff Castro, Barra do Pirai.

 

Deixe seu comentário