Portal da Cidade Vassouras

DROGAS

Operação combate o tráfico de drogas em cidades do Sul do Rio de Janeiro

Batizada de "Horse", a ação foi desencadeada por volta de 5h e acontece simultaneamente Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Valença e Volta Redonda.

Publicado em 16/08/2018 às 06:02

Operação combate o tráfico de drogas em cidades do Sul do Rio de Janeiro (Foto: Anderson Sobrinho/TV Rio Sul)

Operação combate o tráfico de drogas em cidades do Sul do Rio de Janeiro (Foto: Anderson Sobrinho/TV Rio Sul)

Uma operação para prender uma quadrilha de tráfico de drogas está sendo realizada na manhã desta quinta-feira (16) no Sul do Rio de Janeiro. Batizada de "Horse" (cavalo, em inglês), a ação foi desencadeada por volta de 5h e acontece simultaneamente em cinco cidades da região: Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Valença e Volta Redonda.

Segundo a Polícia Civil, o objetivo é cumprir 72 mandados de prisão preventiva e 122 de busca e apreensão. Até a atualização desta reportagem, 59 suspeitos haviam sido presos e levados para o Parque da Cidade, em Barra Mansa. A ação é realizada pelo Ministério Público do Rio, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em pareceria com Polícia Civil.

As investigações da operação "Horse" começaram há cerca de um ano e dois meses. Ainda de acordo com a Polícia Civil, durante esse tempo, foram realizadas 15 prisões em flagrante e solucionados três homicídios. Quase todos os suspeitos investigados são das três cidades da região (a maioria de Barra Mansa).

"O monitoramento das comunicações telefônicas com autorização judicial permitiu evidenciar a estrutura de uma sólida associação dedicada ao tráfico de drogas [...] Por conta da complexa estrutura e elevado número de denunciados, a investigação foi dividida em três núcleos de denunciados: o primeiro relativo à origem da droga; o segundo tem por base os traficantes receptores de drogas; e a terceira investigação tratou do tráfico em algumas localidades específicas. Para se ter uma ideia da área abrangida, os denunciados dominavam o tráfico em pelo menos dez bairros de Barra Mansa (Ano Bom, Loteamento, São Luiz, Vila Delgado, Eduardo Junqueira, Jardim América, Nova Independência, Monte Cristo, Goiabal e Vila Brígida) e quatro em Volta Redonda (Candelária, Vila Rica, Belo Horizonte e Três Poços), além de localidades em Pinheiral e Valença", informa a nota do MPRJ.

Apenas um dos investigados é de fora do estado: o fornecedor da quadrilha, que é de São Paulo. Ao longo desse um ano e dois meses, foram identificados 134 membros da organização criminosa, mas já 12 morreram. Por isso, 122 suspeitos foram denunciados.

"A operação desta quinta-feira é um desmembramento da Operação Adren, que resultou na condenação de diversos criminosos nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais", conclui a nota.

Deixe seu comentário