Portal da Cidade Vassouras

RIO DE JANEIRO

Pesquisa mostra impacto da pandemia no orçamento das famílias do RJ

Segundo a Proteste, mais de 86% das pessoas entrevistadas perderam dinheiro durante a quarentena em todo o estado.

Publicado em 05/06/2020 às 02:00

Olha o bolso: pesquisa mostra impacto da pandemia no orçamento das famílias do RJ (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Proteste fez uma pesquisa para avaliar os impactos da pandemia no orçamento dos moradores do Rio de Janeiro. Entre os dias 14 e 15 de maio, foram entrevistados 108 consumidores de todas as classes sociais, com concentração na classe média do estado por meio de um sistema eletrônico.

O estudo apontou que 86,9% das famílias fluminense tiveram perda de dinheiro durante a pandemia. Segundo o diretor da Proteste, Henrique Lian, a média de dinheiro perdida foi de R$ 3,5 mil por pessoa.

A causa principal da perda de renda dos moradores do Rio de Janeiro é o desemprego, com 61,8%, seguida de cancelamento ou eventos culturais, com 41%, cancelamento de eventos esportivos, 34,7%, cancelamento de cerimônias familiares, com 36,9% e, por último, cancelamento de viagens, com 35,2%.

A pesquisa também apontou que 47% das pessoas que trabalhavam antes da pandemia tiveram algum tipo de prejuízo, sendo 16,2% demitidos devido à crise. Outros 31% ainda trabalham, mas tiveram perda salarial. Apenas 28% não foram impactados.

Com relação às dificuldades financeiras, a pesquisa mostra que 40% dos entrevistados têm problemas para pagar as parcelas do cartão de crédito, 30,9% enfrentam dificuldades para manter assistência médica e 29,7% encontram problemas para quitar necessidades básicas. Outros 26,7% têm dificuldade de pagar contas de água, luz e gás e outros 22,3%, o aluguel.

Deixe seu comentário