Portal da Cidade Vassouras

Vale do Café

Vale do Café sedia final do Concurso de Qualidade do Café do Estado RJ

Evento será realizado dias 9 e 10 de outubro em Conservatória

Publicado em 06/10/2018 às 05:38

Os cafés foram selecionados por uma comissão julgadora (Foto: Print Comunicação)

O Vale do Café foi o local escolhido para sediar a final do Concurso Estadual de Qualidade do Café realizado pelo Sebrae Rio para incentivar os cafeicultores fluminenses a produzir cafés de alta qualidade, dar visibilidade a produção e atrair compradores de cafés especiais. Os melhores cafés do estado (1º, 2º e 3º lugares) serão conhecidos em evento dia 10 de outubro, na Fazenda Florença, em Valença (Conservatória). O evento será realizado dias 9 e 10 e é aberto à imprensa nos dois dias e ao público no dia 10 (dia da premiação).

Os 10 finalistas foram anunciados nesta quinta-feira (4 de outubro) são eles: Carlinda Bendiade de Oliveira Vargas, Fidélis José de Oliveira Rodolphi, José Ferreira Pinto, Lázaro Silva Gualtieri Rosa, Marcos Fernando Pelegrini Menezes e Rafael José Duarte Fernandes (Noroeste Fluminense); Moacyr Carvalho R'lho, Everardo Tardin Erthal e Maria Adriana Monnerat Erthal (Região Serrana I – Nova Friburgo) e Inês Zoli Tassinari (Região Serrana II - Petrópolis). Os cafés foram selecionados por meio de uma comissão julgadora, coordenada pelo professor Flávio Meira Borém, da Universidade Federal de Lavras. Os dez melhores foram escolhidos durante um processo iniciado no mês de agosto e que agora participarão da etapa final do concurso.

Os cafés finalistas receberão certificado e serão degustados por compradores, para a compra dos lotes ganhadores. Também ganharão um laudo técnico que os habilitam a participar do Cupping dos Cafés do Rio de Janeiro, edição de 2018 da Semana Internacional do Café (Belo Horizonte). 

A seleção dos 10 melhores cafés foi realizada em quatro etapas – análise física e eliminatória, seguida de degustação, conforme a metodologia de análise sensorial de cafés especiais da SCA (Specialty Coffee Association). O concurso foi aberto para todos os produtores do estado, com inscrição gratuita. A iniciativa é uma ação do Projeto de Vocações Regionais da Cafeicultura Fluminense no Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pelo Sebrae Rio e parceiros.

Cinco fazendas e hotéis fazenda da região do Vale do Café participam do projeto de Reintrodução de Cafés Especiais desenvolvido pelo Sebrae Rio.  São eles: Alliança (Estrada Valença/Barra do Piraí); Florença (Conservatória); Saint Robert (Piraí); Taquara (Barra do Piraí) e União (Rio das Flores).

Serviço

9 de outubro

14h -  Visita guiada a Casa Sede

15h30 - Café de boas-vindas no Cafezal

17h – Sarau teatral

19h – cerimônia de abertura

20h30 – coquetel 

10 de outubro

9h – Degustação dos cafés finalistas pelos compradores

11h30 – Divulgação dos melhores cafés

12h – Leilão dos compradores

Local: Fazenda Florença – Estrada da Cachoeira, 1560, Valença - Conservatória / RJ

 

Fonte:

Deixe seu comentário