Portal da Cidade Vassouras

Turismo no RJ

Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro faz primeira reunião

A equipe, formada por representantes de diversas associações e entidades, será coordenada pela Setur-RJ, e visa a retomada do setor pós-Covid-19

Publicado em 11/05/2020 às 22:45

Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro faz primeira reunião do Grupo Multidisciplinar de trabalho (Foto: Ascom SeturTurisRio)

A criação de um selo de qualidade e protocolos para a futura reabertura do setor, após a pandemia do Covid-19, foram algumas das pautas discutidas durante a primeira videoconferência do Grupo Multidisciplinar de Trabalho, na nesta quinta (7/05/2020). O encontro reuniu os secretários estaduais de Turismo, Otavio Leite, e de Saúde, Edmar Santos, além de cerca de 90 representantes de várias entidades, que debateram ações e medidas, preparando o setor do turismo para a retomada. A resolução, que criou o Grupo de Trabalho, foi publicada no Diário Oficial do último dia 5.

Durante a abertura da reunião Otavio Leite falou da importância do trabalho em conjunto, preparando o setor para o futuro. 

- É importante pensamos na frente. Estamos procurando identificar os anseios da categoria para amalgamar uma série de sugestões legitimas. Precisamos que o protocolo seja simples, com poucas regras e que esteja estabelecido. 

O secretário de Saúde, Edmar Santos, participou da reunião para que os integrantes do Grupo de Trabalho pudessem esclarecer dúvidas sobre o Covid-19. 

- O turismo tem uma capacidade de recuperação rápida. Eu acho que o turismo regional, de carro, e aquele voltado, especialmente, para as atividades que são ao ar livre, como nas áreas rurais, por exemplo, onde o turista pode circular sem aglomeração, estes poderão ser retomados talvez já na primeira onda de abertura. 

Coordenado pela Setur-RJ, o Grupo é composto por representantes de diversos setores do turismo. Os nomes foram indicados pelas associações e entidades envolvidas. Segundo a resolução, compete aos integrantes eleitos que sejam propostos protocolos de reabertura das atividades, alinhadas com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS); sugeridas medidas que promovam a desburocratização de procedimentos na atividade turística; e articuladas, com empresas públicas e privadas, propostas de ações coordenadas para a retomada das atividades afetadas pela pandemia. 

A resolução permite, ainda, que outras pessoas da cadeia produtiva do turismo sejam convidadas para auxiliar no desenvolvimento do estudo. O Grupo Multidisciplinar terá a duração de até sessenta dias, contados a partir da data de publicação. Ao final desse prazo deverá ser apresentado ao Secretário Otavio Leite o Plano de Trabalho, com as propostas de ações estratégicas para a recuperação e retomada do Turismo, no âmbito estadual. 


Fonte:

Deixe seu comentário