Portal da Cidade Vassouras

ITATIAIA

Parte alta do Parque Nacional do Itatiaia reabre para turismo neste sábado

Seis atrativos estão disponíveis na parte de cima da reserva.

Publicado em 22/08/2020 às 02:00

Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia (Foto: Alessandra Pinheiro/TV Rio Sul)

A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, já pode voltar a receber turistas a partir deste sábado (22), com medidas restritivas e um protocolo de normas para evitar o contágio do novo coronavírus. A parte baixa está aberta para visitantes desde 5 de agosto.

O turismo na parte de cima da reserva estava proibida desde o dia 17 de março, por conta da pandemia de Covid-19. Nesta retomada, seis atrativos estão abertos para visitação:

Circuito Cinco Lagos Azul

Pedra do Altar

Pedra da Tartaruga/Maça (máximo de 120 pessoas)

Base das Agulhas Negras

Cachoeira das Flores

Mirante da Antena (máximo de 60 pessoas)

O parque vai funcionar de quarta-feira a domingo, de 8h às 17h, com limite de 250 pessoas por dia. Excursões, ônibus e vans estão proibidos e cada grupo de visitantes deve ter, no máximo, seis pessoas.

Os turistas e funcionários precisam usar máscara e devem respeitar o distanciamento de 2 metros entre cada pessoa. A direção do parque vai disponibilizar álcool 70% nas dependências da reserva, para desinfecção das mãos. Também foram instaladas placas com orientações de prevenção e segurança.

Por conta das medidas de segurança, o camping e o abrigo na parte alta permanecerão fechados. Os atrativos na parte do parque que fica em Minas Gerais também estão proibidos, por conta de decreto mais restritivo que não permite a atividade turística.

Os ingressos para visitação passam a ser vendidos somente pela internet, no site do parque.

O Parque Nacional do Itatiaia existe desde 1937 e tem 30 mil hectares de área, localizados na Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O espaço equivale a 30 mil campos de futebol.

Na reserva podem ser encontradas 400 espécies de animais e 1,5 mil de plantas, além de trilhas e cachoeiras.

Deixe seu comentário