Portal da Cidade Vassouras

TURISMO

Parque Nacional do Itatiaia registra queda no número de turistas

Organizadores acreditam que febre amarela é um dos principais motivos da redução de visitantes.

Publicado em 13/12/2018 às 08:18

Topetinho-vermelho foi clicado no Parque Nacional do Itatiaia (Foto: Karoline Dutra/VC no TG)

A visitação no Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, caiu em comparação ao ano passado. A queda chega a 15% comparando com os 11 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2017.

O parque apresenta uma área de 28 mil hectares, o que corresponde ao tamanho de 28 mil campos de futebol, que muitas vezes não é aproveitada pela população. E a queda tem sido considerável, de janeiro até novembro deste ano, a reserva recebeu aproximadamente 110 mil turistas, uma redução de 19 mil pessoas se comparado com o mesmo período de 2017.

Segundo o chefe do parque, Gustavo Tomzhinski, entre os fatores responsáveis pelo número abaixo do esperado de visita está a febre amarela. Porém, ele reforçou ainda que a população não precisa ter receio em relação a doença, sendo necessária a imunização antes da visita. Além disso, o clima pode ter ajudado na ausência de turistas. "A gente computa principalmente esses três fatores, um verão bastante chuvoso, especialmente nos finais de semana que o pessoal vem, a crise financeira do país e a própria febre amarela", explicou.

Quem vai para o parque consegue relaxar com o canto dos pássaros, ficar perto da natureza e ainda admirar as lindas paisagens e aproveitar as cachoeiras, se tornado, assim, uma espécie de destino obrigatório para todo turista conhecer. "Eu costumo brincar que não conhecer o primeiro Parque Nacional do Brasil é uma falha grave de cidadania, mas que é fácil, fácil de resolver. As pessoas realmente se encantam e esse é o grande atributo do parque, é o encantamento das pessoas", finalizou.

Deixe seu comentário