Portal da Cidade Vassouras

ITATIAIA

Parque Nacional do Itatiaia é parcialmente reaberto para visitas nesta quarta

Reabertura segue um protocolo de medidas de segurança para prevenir o contágio do novo coronavírus.

Publicado em 05/08/2020 às 01:00

Cachoeira Véu da Noiva, no Parque Nacional do Itatiaia (Foto: Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia)

Depois de quase cinco meses fechado, o Parque Nacional do Itatiaia foi parcialmente reaberto nesta quarta-feira (5) para receber os visitantes. A reabertura segue um protocolo de medidas de segurança para prevenir o contágio do novo coronavírus.

Neste primeiro momento, apenas as atrações da parte baixa poderão receber os turistas (conheça abaixo os atrativos). Também há limitação de 150 pessoas dentro do parque, o que representa 40% da capacidade, e um funcionamento restrito ao período de quarta-feira a domingo, sempre das 8h às 17h.

Funcionários e visitantes precisarão respeitar novas regras que vão mudar a rotina do parque. Para ajudar neste período de adaptação, os espaços vão receber adequações, como placas de sinalização com orientações e estruturas que disponibilizam materiais de higiene.

O uso de máscara é obrigatório e o banho em cachoeiras, rios, duchas coletivas e lagoas continuará proibido. Em locais fechados, como restaurantes e museus, portas e janelas precisam ser mantidas abertas para circulação do ar.

Piscina do Maromba

O nome Piscina Natural do Maromba é por causa da formação de uma lagoa com águas tranquilas após a queda d'água, similar a uma piscina. O atrativo fica 4 km de distância do Centro de Visitantes e, para chegar lá, é preciso passar por uma escadaria de aproximadamente 170 metros. O fluxo de pessoas no local foi limitado a 30 pessoas.

Cachoeira Véu da Noiva

A Cachoeira Véu da Noiva tem esse nome pois a queda d'água forma um grande paredão branco de água, similar ao véu de uma noiva. É um dos locais mais visitados do Parque, principalmente pela beleza e por ser de fácil acesso. Fica cerca de 4 km de distância do Centro de Visitantes e só poderá ter 40 pessoas por vez com as novas regras de segurança.

Cachoeira Itaporani

A Cachoeira Itaporani também possui uma bela cachoeira que forma um lago na queda d'água. Ela está localizada ao fim de uma trilha que passa pela mata e termina em uma escada de madeira com vista para o verde da vegetação e para água. É possível chegar até próximo a ela de carro e fazer a trilha de aproximadamente 640 metros a pé. O fluxo de pessoas no local foi limitado a 40 pessoas.

Pedra da Fundação

A Pedra da Fundação é um marco do primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em 1937. Na Pedra, fica o registro do presidente do país na época, Getúlio Vargas, e do Ministro da Agricultura Odilon Braga, responsáveis pela criação do parque. O atrativo também fica próximo ao Centro de Visitantes e o para observá-la de perto, deve-se respeitar o distanciamento social e a regra de no máximo seis pessoas por vez.

Lago Azul

O Lago Azul, uma piscina natural formada no percurso do Rio Campo Belo, é também um dos locais mais procurados pelos visitantes no Parque. O percurso é de fácil acesso para família. Existem duas opções de trilhas para se chegar ao Lago: o primeiro, mais curto, tem uma escadaria de 120 degraus no fim e o segundo, apesar de um pouco mais longo, é recomendado para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, pois permite uma caminhada leve e segura.

O local fica aproximadamente a 500 metros do Centro de Visitantes, o equivalente a uma caminhada de cerca de 15 minutos. Somente 30 pessoas poderão estar no local simultaneamente e os quiosques estarão fechados por medida de segurança e para evitar o contágio do coronavírus.

Trilha dos Três Picos

A Trilha dos Três Picos permite que o visitante tenha vista para o Vale do Paraíba, para Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar. Essa é a única atração da parte baixa do Parque que é considerada de difícil complexidade. O desafio requer uma caminhada de aproximadamente quatro horas para chegada, pois fica a 7 km do Centro de Visitantes, em uma trilha íngreme dentro da Mata Atlântica.

Para ir ao local, é necessário o preenchimento de um termo de responsabilidade na portaria do Parque ou no Centro de Visitantes e apenas um grupo, com no máximo seis pessoas, pode visitar a atração por vez.

Mirante do Último Adeus

O Mirante do Último Adeus tem uma vista panorâmica para o Parque. Nele, é possível observar o Vale do Rio Campo Belo e a Serra do Mar. Ele fica localizado próximo à saída do Parque, cerca de 1 km antes da portaria. No mirante, o limite de seis pessoas para visitação deve ser respeitado.

Deixe seu comentário