Portal da Cidade Vassouras

FERIADO

Feriadão de Corpus Christi garante ocupação de mais de 80% na rede hoteleira

Cidade de Petrópolis tem atrações como a Oktoberfest e celebra Corpus Christi com programação religiosa.

Publicado em 15/06/2022 às 08:00

Feriadão de Corpus Christi garante ocupação de mais de 80% na rede hoteleira (Foto: Divulgação)

Um feriadão sem chuva e com temperaturas mínimas de até 10°C é a previsão para o Corpus Christi este ano em Petrópolis, uma das cidades mais procuradas nesta época pelo clima de inverno e também pela variedade de opções aos visitantes. A expectativa é de ocupação hoteleira acima de 80%, segundo o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que comemora o impulsionamento do setor com o arrefecimento da pandemia e ainda o retorno de grandes eventos e a programação religiosa da data.

Petrópolis tem todas essas faces que o turista procura. Proporciona tranquilidade, recolhimento e comunhão com o espiritual, agito para quem quer curtir com um ritmo mais acelerado, cultura para os que vêm em busca de conhecimento e toda a gama de opções que vão de gastronomia, a turismo rural e esportes radicais. O que não falta é boa programação”, analisa o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

A boa expectativa de ocupação na rede hoteleira se reflete em todo o trade desde bares e restaurantes, passando pelas delicatessens, chocolaterias, comércio e shoppings. “Ano passado estávamos operando, seguindo regras sanitárias, com apenas 50% da capacidade total dos espaços. E mesmo assim, a cidade teve um fluxo considerável de turistas porque o município foi considerado sanitariamente seguro pelo Ministério do Turismo. Este ano, com funcionamento pleno, a expectativa é de receber um público grande, mas haverá fluidez porque a cidade tem atrações pulverizadas por toda a parte”, considera o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

Oktoberfest agita a cidade celebrando as raízes germânicas de Petrópolis

Uma das atrações neste feriado é a Oktoberfest entre quinta e domingo (16 a 19) e que continua na semana seguinte, entre os dias 24 e 26. O evento antecipou a data numa reorganização do calendário de atrações da cidade que retornou com muitas opções em 2022 depois de dois anos de atrações em sua maioria online ou com restrição de público.

A quarta edição da festa

e a primeira depois do início da pandemia vai explorar as raízes da cultura germânica da cidade com cervejas artesanais, comidas típicas e manifestações culturais com banda de música e grupos de dança. Serão 90 horas de programação que destaca ainda as ‘batalhas vikings’, jogos que fizeram sucesso em edições anteriores, e brinquedos radicais.

Eventos como a Oktoberfest estimulam que o turista passe mais tempo na cidade. Assim, ele aproveita a festa e também conhece outras atrações, passeia em mais espaços e consegue uma vivência diferente de sua rotina”, afirma Fabiano Barros.

Turismo religioso: Petrópolis tem mais de 100 igrejas e capelas católicas

Feriado religioso, Corpus Christi atrai fiéis à cidade e tem uma programação especial, em várias igrejas. Na Catedral São Pedro de Alcântara, a missa solene, na quinta-feira, será às 15h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, seguida da procissão e os tradicionais tapetes confeccionados com sal e serragem reproduzindo imagens importantes para a fé católica. A Catedral, ponto turístico da cidade, permanece aberta ao público nos dias seguintes. A igreja, com obras de restauração em estágio final, é um dos espaços mais procurados na cidade recebendo mais de 300 mil visitantes por ano.

Petrópolis, que tem mais de 100 igrejas e capelas católicas possui templos de diferentes religiões como uma igreja luterana, um parque de orixás, uma mesquita e o Vale do Amor, ao ar livre, que reúne múltiplos espaços de diferentes religiões.

Na busca por interiorização e paz Petrópolis também é referência e são muitas as opções para essa reflexão dos fiéis. Nossa cidade é muito plural e recebe o turista com muita dedicação em todas as épocas”, considera o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros. 

Fonte:

Deixe seu comentário