Portal da Cidade Vassouras

TURISMO

Ecoturismo fica em alta na região das Agulhas Negras em Resende

Conhecida por possuir pontos valiosos da Mata Atlântica, a região das Agulhas Negras e seu entorno contam com uma natureza exuberante.

Publicado em 24/02/2018 às 21:59

Visconde de Mauá é um dos pontos que mais agregam turistas para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura (Foto: Divulgação)

Conhecida por possuir pontos valiosos da Mata Atlântica, a região das Agulhas Negras e seu entorno contam com uma natureza exuberante. E junto disso diversas oportunidades para o setor de turismo. Em especial o chamado Ecoturismo, mas com grandes possibilidades para o “Turismo de Aventura”.

Em consequência, a Secretaria Municipal de Turismo vem incrementando formas para incentivar a prática de atividades ao ar livre. Uma delas, por exemplo, é o projeto “Monitor de Ecoturismo”, no qual monitores são formados para atuar nas unidades de conservação municipais.

Nestas oficinas, os alunos têm aulas de Legislação e Conservação Ambiental, Técnicas de Condução de Grupo, Requisitos Básicos de Segurança no Turismo de Aventura, Orientação e Navegação, Mínimo Impacto Ambiental e Primeiros Socorros. Desde a sua implantação o projeto já formou 79 monitores e muitos deles em plena atividade.

Visando expandir o ecoturismo na região, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo trabalhando ainda na atualização do inventário turístico. Neste processo, será dada uma atenção especial às trilhas para a prática de trekking. As trilhas serão mapeadas para formação de um banco de dados com todas as informações que ficarão disponíveis para os esportistas.

Além desses projetos, o secretário Raphael Gattás explicou que a pasta também possui estudos para o ciclismo e parapente. De acordo com Raphael, a cidade possui grandes polos para o Ecoturismo: como no caso a Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá, que possuem como principais atrativos as cachoeiras e a observação de aves.

"Sendo que em Mauá, temos a Pedra Selada, que é muito procurada pelos amantes da caminhada e escalada. Sem esquecer a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia (Engenheiro Passos), onde imperam as trilhas e escaladas nas montanhas da região, como o Pico das Agulhas Negras (ponto culminante do estado do Rio de Janeiro e a quinta mais alta do país)", destaca.

"A rede hoteleira está preparada para esta expansão do ecoturismo na região. Mas para isso temos uma preocupação muito grande em fazer esta expansão de forma organizada e controlada para evitar um turismo que degrade os nossos atrativos naturais", ressalta o secretário.

Deixe seu comentário