Portal da Cidade Vassouras

VALENÇA

Três casos suspeitos de febre maculosa são investigados em Valença

As vítimas foram internadas depois de terem ido pescar em um riacho, na zona rural do município no domingo (16).

Publicado em 25/06/2019 às 06:00

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato (Foto: Imagem ilustrativa retirada da Internet)

Três casos suspeitos de febre maculosa estão sendo investigados em Valença, no Sul do Rio. Segundo familiares, as vítimas estão internadas no Hospital Escola desde a última sexta-feira (21).

A família informou que os homens foram pescar em um riacho, na zona rural do município, no domingo (16). Cinco dias depois, eles começaram a apresentar sintomas como dores no corpo e dificuldade de andar e falar.

Uma das vítimas está fazendo hemodiálise, uma vez que os rins pararam de funcionar. Ela segue em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva.

O G1 conversou com a irmã de uma das vítimas que disse que o local onde os homens foram pescar tinha muitas capivaras. "Meu irmão, meu tio e um amigo foram pescar no Porto dos Índios, no domingo. Quando foi na sexta meu irmão começou a sentir sintomas como os da dengue. Muita dor no corpo e não conseguia andar. O corpo dele está com muitas manchinhas vermelhas".

Exames foram realizados para confirmar ou descartar a doença. Porém, até a publicação desta reportagem, o resultado não havia sido divulgado. A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, ainda deu retorno sobre os casos.

Saiba o que é a febre maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato. Se a doença não for tratada de maneira correta, pode evoluir para quadros graves e levar a pessoa à morte.

Os principais sintomas são:

  • Febre acima de 39ºC e calafrios
  • Dor de cabeça intensa
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia e dor abdominal
  • Dor muscular constante
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
  • Paralisia dos membros, que inicia nas pernas e pode subir até os pulmões, com chance de parar o sistema respiratório

Deixe seu comentário