Portal da Cidade Vassouras

Itatiaia

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) retomou as atividades na quinta-feira (22), com uma recepção a convidados e uma palestra.

Publicado em 24/03/2018 às 05:15

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Itatiaia (Foto: Imagem retirada da Internet)

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) retomou as atividades na quinta-feira (22), com uma recepção a convidados e uma palestra. O SCFV funciona no Cras (Centro de Referência à Assistência Social), localizado na Rua Antônio Gomes de Macedo, e atende crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. No local, são dadas aulas de Kung Fu, Capoeira, Futebol, Horta e um trabalho de orientação social, por meio de palestras e bate-papo.

De acordo com a orientadora do Cras, Rosilene Luquesi Mangia, os encontros acontecem de segunda a sexta-feira, das 14h às 17 horas. Os interessados em participar das atividades devem preencher uma ficha de inscrição e buscar mais informações junto ao centro, lembrando que não há limite de vagas.

O SCFV é parte do serviço da proteção social básica, e é ofertado de forma complementar ao trabalho social com as famílias. Em geral, pessoas atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Segundo Rosilene, o SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

– É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares – comenta.

A orientadora social explica que o serviço é direcionado a crianças e adolescentes com deficiência, que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil. O público alvo reúne ainda jovens e crianças fora da escola e que cumprem medidas socioeducativas. Segundo Rosilene, este tipo de serviço está ampliando gradativamente. No Cras Penedo, por exemplo, as inscrições estão abertas e o SCFV começará a funcionar no mês de abril, tendo como técnicos de referencia a Assistente Social Luiza, Psicólogo José Antônio e Orientador Carlos Eduardo.

Os usuários do SCFV, ressalta Rosilene, são organizados em grupos, a partir de faixas etárias, como crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. “Não existem monitores no Programa, apenas Orientadores Sociais e desde que foi implantada em 2006, uma média de 600 adolescentes já aderiram ao programa e suas atividades, onde na maioria dos casos a resposta tem sido positiva”, confirmou.

Na opinião da psicóloga Fernanda Barreto, o principal benefício do programa é a complementação de ações estabelecidas nos programa sociais.

– O Programa possibilita a ampliação do universo informal, artístico e cultural desses jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potenciais, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã, reconhecimento do trabalho e da educação como direitos de cidadania. Ele visa também desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas, com isso contribuindo para inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional – destaca a psicóloga.

 

Deixe seu comentário