Portal da Cidade Vassouras

VACINAÇÃO

RJ começa campanha de vacinação contra o sarampo nesta segunda

'RJ contra o sarampo' pretende imunizar toda a população entre seis meses e 49 anos.

Publicado em 13/01/2020 às 05:00

RJ começa campanha de vacinação contra o sarampo nesta segunda (13) (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro começa, nesta segunda (13), a campanha “RJ contra o sarampo”. Todas as pessoas com idade entre seis meses e 49 anos devem procurar uma unidade básica de saúde para tomar a vacina.

A expectativa é que, este ano, ocorram no estado mais de 10 mil casos da virose. Em 2016 a doença estava erradicada no Brasil. Segundo os especialistas, a imunização é a única forma de prevenção.

Sarampo é uma doença muito grave, de contágio muito fácil, pela respiração. Tosse, espirro e a simples fala e ela pode matar, especialmente as crianças menores que um ano”, alerta Edmar Santos, secretário estadual de Saúde.

Outros sintomas da doença são mal-estar geral, febre e manchas vermelhas pelo corpo. Pessoas com suspeita de sarampo, com a imunidade comprometida, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina.

Alérgicos a proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente. É recomendado que a população leve sua caderneta de vacinação na ida ao posto de saúde.

Deixe seu comentário