Portal da Cidade Vassouras

SAÚDE

Quinze moradores de Valença, RJ, estão internados

Segundo Secretaria de Saúde, município tem três casos confirmados da doença. Uma morte está sendo investigada.

Publicado em 29/01/2018 às 08:25

Jovem lutava pela vida enquanto aguardava um doador compatível (Foto: Reprodução/Facebook)

Quinze moradores de Valença, RJ, estão internados na quarta-feira (17) com suspeita de febre amarela. Eles estão no hospital escola e o estado de saúde de todos é estável.

Segundo a Secretaria de Saúde, outros três moradores estão internados em unidades de saúde no Rio de Janeiro. Até a publicação desta reportagem, não havia informação sobre o estado de saúde deles. Todos os pacientes aguardam o resultado de exames que comprovem a doença. O laudo segue sem previsão.

Três casos da doença foram confirmados no município. Duas pessoas da zona rual, de Coroas e Estrada dos Machados, morreram no fim de semana por causa da febre amarela. Um outro óbito aguarda resultado de exame para saber a causa da morte. O primeiro óbito foi confirmado em Teresópolis, na Região Serrana.

Um outro morador do município teve a doença confirmada e está internado em um hospital particular de Resende, no Sul do Rio. O estado de saúde dele não foi divulgado.

Município intensifica vacinação

Segundo a Secretaria de Saúde, 90% da população foi imunizada. Ao todo, foram oferecidas 23 mil doses da vacina desde sábado (13), quando foi o município foi decretado pelo estado como uma área afetada pela doença.

Segundo a secretaria de saúde, Soraia Furtado da Graça, muitas pessoas estão vindo de cidades vizinhas para vacinar em Valença. "Hoje, para dar uma parcial, na rodoviária, de 55 pessoas que nós vacinamos, 25 eram de fora. (...) Por favor, vacinem nas suas cidades. Cada cidade recebe a sua dose de vacina, cada cidade tem a sua orientação de idade. Até mesmo porque Valença é considerada área afetada, outros municípios, pode ser que não sejam considerados por não ter caso positivo", ressaltou.

Ainda segundo a secretaria, a prioridade é a vacinação domiciliar. Na quarta-feira, os agentes visitaram os bairros Espala I, Espala II e São José das Palmeiras. Nesta quarta, foram visitados Jardim Valença, Varginha e Chacrinha. Os distritos de Conservatória e Juparanã também foram imunizados.

Jovem tem morte cerebral e com suspeita da doença

Moradores de Miguel Pereira, RJ, Luiz Fernando Valente Rodrigues, de 17 anos — que protagonizou uma campanha nas redes sociais em busca de um doador de fígado — teve morte cerebral constatada na madrugada desta segunda-feira (15).

Os médicos que trataram Luiz dizem que os sintomas apresentados pelo jovem são típicos de febre amarela. A Secretaria de Estado de Saúde diz que esta é uma das suspeitas, mas que não descarta outros diagnósticos, como dengue. O exame que irá confirmar a presença do vírus causador da doença fica pronto em até 20 dias.

Cidades reforçam vacinação

As cidades mais populosas do Sul do Rio de Janeiro reforçaram e anteciparam a campanha de vacinação contra a febre amarela. Há postos de saúde funcionando com horário ampliado e até mesmo à noite. De março do ano passado até janeiro deste ano foram confirmados 29 casos de febre amarela em todo o estado do Rio de Janeiro. Dez pessoas morreram vítimas da doença.

Deixe seu comentário