Portal da Cidade Vassouras

VACINAÇÃO

Quase 22 mil pessoas são imunizadas contra gripe em Volta Redonda

Dia D da vacinação será no próximo sábado, dia 12 de Maio.

Publicado em 07/05/2018 às 07:13

UBS, Clínica do Idoso, Clinica da Família e Sirenes estarão abertos de 8 às 17 horas (Foto: Chico de Assis)

Volta Redonda contabiliza quase 22 mil pessoas imunizadas contra gripe em duas semanas da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. A aplicação das doses começou no último dia 24 de abril e vai até 30 de maio. O Dia D será no próximo sábado, dia 12, quando todas as 44 unidades da Atenção Básica estarão abertas das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, o município tem como meta vacinar 60 mil pessoas. “Temos conseguido uma média de duas mil doses aplicadas por dia. Uma boa adesão para a vacina contra gripe”, disse.

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, ressalta a importância da imunização: “o objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população. A vacinação é a medida mais efetiva para a prevenção da influenza grave e de suas complicações”, disse o secretário.

Em Volta Redonda, há quase 50 postos de vacinação para atender à população alvo. As doses estão disponíveis nas 44 unidades da Atenção Básica; os idosos contam com vacinação na Policlínica da Terceira Idade e no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR). Já a Policlínica da Mulher e a maternidade do Hospital São João Batista vão imunizar gestantes e puérperas assistidas.

‘Dia D’

Este sábado, dia 12, será o Dia D da Campanha de Vacinação Contra Influenza. Todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família de Volta Redonda estarão abertas, exclusivamente para a aplicação da vacina contra gripe, das 8h às 17h.

A campanha é voltada para crianças de seis meses a quatro anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). Também estão incluídos trabalhadores da área de saúde; professores; toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; e indivíduos com 60 anos ou mais.

Ainda devem se vacinar os portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis munidos da indicação médica. Estão incluídos casos de doença respiratória crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica; doenças intersticiais do pulmão; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; e doença neurológica crônica. Além do diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e portadores de trissomias – Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany.

O prefeito Samuca Silva faz um apelo à população alvo da campanha para que procure as unidades de saúde para se vacinar. “Vamos trabalhar para atingir a meta de imunização do Ministério da Saúde. E peço a ajuda da população para fazer a divulgação maciça da campanha”, afirmou o prefeito.

Barra Mansa também terá ‘Dia D’

As Unidades Básicas de Saúde de Barra Mansa, assim como as Sirenes da Boa Sorte e Vila Nova, a Policlínica do Nove de Abril, o Centro do Idoso, no Ano Bom, e a Clinica da Família na Vista Alegre, funcionarão de 8 às 17 horas, para a vacinação contra a gripe. A iniciativa integra o Dia D de mobilização nacional e a meta da Secretaria de Saúde é imunizar grande parte do público alvo, estimado em 50 mil pessoas, sendo que deste total, 16 mil pessoas já receberam a dose do medicamento. A imunização vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes a vacinação contra influenza vai até 1º de junho, porém o Dia D é uma campanha maciça para atingir aquelas pessoas que por motivos profissionais ou outros encontram dificuldades para comparecerem as unidades de saúde e se vacinarem. “A vacinação se mostra como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações. Vamos aproveitar a oportunidade para colocar o Cartão de Vacina da população em dia, inclusive o da febre amarela”, explicou.

Deixe seu comentário