Portal da Cidade Vassouras

Não fumantes

Quantos cigarros os não fumantes consomem por dia?

A poluição nos grandes centros urbanos é tão nociva quanto o consumo diário de cigarros. No Rio, por exemplo, a poluição mata cerca de 14 pessoas por dia.

Publicado em 01/06/2018 às 22:37
Atualizado em

Fumo x Poluição - Morte de não fumantes (Foto: Sanaira Silveira)

Não é novidade para ninguém que a poluição do ar nas grandes cidades está cada vez maior com os anos, e isso vem causando sérias consequências na saúde de milhares de pessoas. O setor de saúde da ONU estima que cerca de 3 milhões de pessoas em todo o mundo morrem devido esse problema.

Apenas na cidade do Rio de Janeiro, aproximadamente 14 pessoas morrem por dia devido às péssimas condições de qualidade do ar. Isso porque, de acordo com um estudo realizado pela OMS, a poluição atmosférica da cidade do Rio de Janeiro é duas vezes maior que o limite imposto pelo órgão. Entenda melhor o assunto neste artigo.

Relação entre cigarros x poluição x não fumantes

A poluição do ar é uma preocupação tão grande e de ordem mundial que, em um estudo realizado no ano de 2015, cientistas criaram um método capaz de comparar a qualidade do ar de um lugar com um número equivalente de cigarros fumados por seus habitantes.

Foi concluído neste estudo que fumar um cigarro por dia é o mesmo que consumir cerca de 22 microgramas/m³ de partículas de poluição, pequenos e finos materiais dispersos no ar por fontes poluentes. Conforme a OMS, o nível de consumo seguro dessas partículas é de 10 microgramas/m³.

Essas pequenas partículas são capazes de entrar nos pulmões e corrente sanguínea das pessoas promovendo ataques cardíacos, câncer de pulmão, derrames e doenças como a asma.

Com esse estudo foi possível afirmar, por exemplo, que em Pequim, capital da China, os habitantes não fumantes consomem o equivalente a 25 cigarros, apenas por respirarem o ar da cidade.

Veja nas imagens a seguir, criadas com base em informações fornecidas pela OMS em 20 de março de 2018, quais são as cidades com os maiores índices de concentração de partículas no ar: Fonte das duas imagens:www.nexojornal.com.br



 




Malefícios causados pelo fumo e/ou poluição do ar

No Brasil, cerca de 25% dos cânceres de cabeça são tumores de laringe, causados pelo hábito de fumar. De acordo com o INCA, Instituto Nacional de Câncer, aproximadamente 7.670 casos novos de câncer são diagnosticados.

E esse não é um problema exclusivo do cigarro, moradores de cidades grandes também sofrem com essas questões. No Rio de Janeiro, em dois anos 36.194 mortes e cerca de 65.102 internações foram feitas devido a péssima condição do ar.

Esses números, além de assustadores, custaram aos cofres públicos do Estado do Rio de Janeiro aproximadamente R$ 82 milhões em tratamentos e intervenções nesses casos. Entre as cidades mais prejudicadas estão Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Barra Mansa, Macuco, Itaboraí e a capital do Estado.

Essas cidades, além de contarem com maiores índices de poluição do ar, também contam com muitos dias de alta poluição ao longo dos anos, o que faz com que apresentem maiores números de mortalidade ligadas aos problemas respiratórios citados nesse artigo.

O governo do Estado vem trabalhando em campanhas contra o tabagismo na intenção de reduzir essa imensa taxa de mortalidade e gastos com tratamentos de fumantes passivos.

Além de investimento na campanha “Rio Sem Tabaco”, propagandas de métodos e tratamentos para acabar com o vício do cigarro também devem receber uma atenção extra dos fumantes que desejam parar com o vício.

Métodos para parar de fumar

Se você é um fumante ativo, e está desejando parar de fumar, existem alguns métodos comuns para parar de fumar que, apesar de muito simples, são muito eficazes.

Acompanhe alguns deles:

Métodos caseiros

É possível conseguir combater o vício do cigarro com pequenas mudanças de hábitos diários como:

·       Beber água sempre que a vontade de fumar surgir;

·       Fazer uso do gengibre, seja em cápsulas, comprimidos ou chás (ele ajuda com as náuseas promovidas pela abstinência);

·       Ingerir alimentos ricos em vitamina A, E e C. Que ajudam a eliminar as toxinas deixadas pela nicotina;

·       Tomar suco natural de uva e chá de hortelã. Eles também ajudam a eliminar as toxinas da nicotina.

Métodos medicamentosos

Existem atualmente no mercado inúmeros medicamentos, a grande maioria sem contraindicações, capazes de ajudar na luta para parar de fumar. A maioria deles pode ser encontrada em qualquer farmácia, online ou física. Procure saber mais sobre eles e descubra qual se adapta melhor ao seu caso.

Métodos alternativos

Outra maneira de acabar com esse vício é fazendo uso de métodos e tratamentos alternativos como:

·       Acupuntura;

·       Hipnose;

·       Cigarros eletrônicos;

·       E mais.

Fumar é um hábito que realmente promove diversos danos à saúde tanto do fumante como das pessoas que o cercam. Um dos primeiros passos para se encorajar a acabar com esse vício é descobrir quanto de dinheiro é gasto com cigarros por ano. Acredite, você pode se surpreender com essa descoberta. Para fazer esse cálculo é simples, basta acessar a Calculadora Para Parar de Fumar.

Parar de fumar é possível, basta ter perseverança! Pessoas que não fumam e moram em cidades grandes, com altos índices de poluição já estão muito expostas aos danos pulmonares que essa fumaça promove, e sofrendo consequências respiratórias, imagine quem fuma.

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário