Portal da Cidade Vassouras

VACINAÇÃO

Postos de saúde iniciam campanha de vacinação contra influenza no Sul do Rio

Dia D de Vacinação será no dia 4 de maio.

Publicado em 10/04/2019 às 22:00

Campanha de vacinação contra gripe começa no Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

O Ministério da Saúde deu início a campanha nacional de vacinação contra a influenza, uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a morte. No Sul do Estado, o dia D de Vacinação será realizado no dia 4 de maio. O objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza.

De acordo com o órgão, nos primeiros dias da campanha — entre 10 e 18 de abril — serão priorizadas crianças, gestantes e puérperas. Para os que se encontram em outras categorias, a vacinação será oferecida a partir de 22 de abril.

Em Barra Mansa, o objetivo é imunizar mais de 43 mil pessoas, o que representa 90% do público-alvo. Os postos de saúde do município funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Em Volta Redonda, a vacina está disponível nas 44 unidades de atenção básica, das 8h às 17h. As doses também serão aplicadas na Policlínica do Idoso, no Jardim Paraíba, na Policlínica da Mulher e no Centro de Doenças infecciosas, no bairro Aterrado.

No litoral os postos também participam da campanha. Em Paraty as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h30.

Podem receber a vacina gratuitamente:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
  • Gestantes e puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
  • Idosos;
  • Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;
  • Portadores de doenças crônicas (como HIV) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.

A transmissão do vírus ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou objetos contaminados por secreções. O período de incubação do vírus influenza varia entre um e quatro dias.

Os sintomas incluem febre súbita, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de gargante e coriza.

Para se prevenir, é importante evitar contato com pessoas infetadas, lavas as mãos e evitar levar ao rosto e à boca. Evitar locais fechados ou com muitas pessoas.

A campanha de imunização contra gripe vai até o dia 31 de maio nos postos do Sul do Estado.

Deixe seu comentário