Portal da Cidade Vassouras

Outubro Rosa

Outubro Rosa: confira cidades que têm mamógrafo no Sul do Rio

No tratamento do câncer, Volta Redonda e Barra Mansa são polos no tratamento de quimioterapia e radioterapia. Em Vassouras é terá o tratamento de quimio.

Publicado em 05/10/2018 às 08:45

Vassouras terá quimio (Foto: Imagem retirada da Internet)

O exame da mamografia é essencial para a prevenção do câncer de mama. Dezesseis cidades do Sul do Rio de Janeiro têm mamógrafos na rede pública de saúde para atender à população. São elas: Volta Redonda, Vassouras, Valença, Pinheiral, Barra do Piraí, Mendes, Três Rios, Itatiaia, Porto Real, Barra Mansa, Rio Claro, Resende, Angra dos Reis, Paracambi, Miguel Pereira e Paraíba do Sul.

Os municípios de Rio das Flores, Paulo de Frontin, Levy Gasparian, Quatis, Paraty, Sapucaia, Paty do Alferes e Piraí não tem o exame de mamografia na rede pública. Nestes casos, existe um sistema de integração entre as cidades que não possuem o aparelho. Elas podem encaminhar os pacientes aos municípios vizinhos ou até mesmo à capital. De todos os municípios, apenas Paraíba do Sul informou que existe fila de espera para realizar exames.

Em relação ao tratamento do câncer de mama, as cidades de Volta Redonda e Barra Mansa são os polos nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Vassouras, Três Rios e Paracambi disponibilizam de quimio. Nestes casos também existe o sistema de integração. Alguns tratamentos podem ser realizados em municípios fora da região ou até mesmo em outros estados.

Outubro é o mês dedicado a prevenção do câncer de mama, doença que mais acomete mulheres em todo o mundo. Ela é caracterizada pelo desenvolvimento atípico das células da mama que formam um tumor maligno. São diversas causas que podem agravar o desenvolvimento da doença: problemas hereditários, distúrbios endócrinos, comportamento. Por isso a importância do auto exame da mama e a mamografia.

"Hoje em dia, a gente sabe que para a detecção precoce do câncer de mama, o mais importante é o exame de imagem. A Sociedade Brasileira de Mastologia, junto com a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, preconiza o exame de rastreio, que é a mamografia, a partir dos 40 anos, anualmente. E, óbvio, nesse intervalo a paciente tem que conhecer a sua mama", disse o mastologista Luís Felipe Palma.

 

Deixe seu comentário